Educação e sensibilidade: o brincar e o se-movimentar da criança pequena na escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e58318

Resumo

Este estudo teve como objetivo central investigar como o brincar e o se-movimentar são proporcionados no espaço escolar e de que maneira eles contribuem para a educação da sensibilidade da criança pequena. Foi desenvolvido um estudo de caso que envolveu duas escolas municipais da cidade de Capinzal, SC; uma localizada no interior do município e a outra na cidade. Foi selecionada uma turma de crianças entre 4 e 6 anos de idade em cada escola, que totalizaram 40 crianças. Constatou-se que o brincar e o se-movimentar nas escolas estudadas acontecem muitas vezes por intermédio do controle dos professores, sempre com o intuito de promover uma competição e de chegar a um resultado final. Portanto, nas escolas investigadas, o incentivo à construção de situações que possibilitem o desenvolvimento da sensibilidade recebe pouca importância, o que compromete significativamente a educação da sensibilidade dessas crianças e limita o poder de criação.

Biografia do Autor

Aguinaldo Cesar Surdi, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN - Departamento de Educação Física

Doutor em Educação Física e professor adjunto do DEF/UFRN

Wanessa Cristina Maranhão de Freitas Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Mestre em Educação Física pela UFRN

Erika Janaina Santiago Moreira Freire, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Mestre em Educação Física pale UFRN

Elenor Kunz, UFSC/UFSM Universidade Federal de Santa Maria - UFSM Departamento de Educação Física

Professor visitante da UFSM

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Publicado

2019-07-30

Como Citar

Surdi, A. C., Freitas Rodrigues, W. C. M. de, Freire, E. . J. S. M., & Kunz, E. (2019). Educação e sensibilidade: o brincar e o se-movimentar da criança pequena na escola. Motrivivência, 31(59), 1–22. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e58318

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Artigos Originais

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