Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Boletim de Pesquisa NELIC tem por objetivo ser um meio de divulgação da produção acadêmica de pesquisadores nacionais e estrangeiros nas áreas de literatura e cultura contemporâneas, notadamente nos espaços brasileiro e latino-americano.

 

Políticas de Seção

 

Processo de Avaliação pelos Pares

As submissões serão avaliadas preliminarmente pela Comissão Editorial, visando observar a adequação às políticas editoriais e às diretrizes para os autores do Boletim. Uma vez aprovadas, serão encami­nhadas para a avaliação de pareceristas que justificarão, mediante parecer analítico, o aceite ou recusa, ou, ainda, a solicitação de alterações. O processo de avaliação pelos pares mantém o anonimato mútuo. Os resultados, acompanhados dos pareceres, serão enviados aos autores por email.

O conselho consultivo conta com avaliadores externos a instuição, e ad hoc, quando necessário, para avaliação dos artigos.

 

Periodicidade

O Boletim de Pesquisa NELIC é uma publicação semestral.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Preservação digital

Boletim de Pesquisa NELIC se preocupa com o acesso ao conteúdo a longo prazo. Caso ocorra algum sinistro nos servidores, os arquivos digitais da revista estão preservados na Rede Cariniana, que utiliza o programa LOCKSS. O LOCKSS cria um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes, o qual permite que elas criem  arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.

 

 

Taxas para submissão e publicação de textos

Boletim de Pesquisa NELIC não cobra nenhuma taxa por textos publicados e tampouco pelos submetidos para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download.