Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Perspectiva, editada desde 1983, é uma publicação quadrimestral do Centro de Ciências da Educação da UFSC que tem o objetivo de divulgar a produção acadêmica sobre educação, visando aprofundamento teórico e crítico das temáticas e avanços nas discussões sobre as problemáticas no campo educacional e das pesquisas produzidas no Brasil e no exterior.
A Perspectiva publica textos inéditos nacionais e internacionais que tematizem a educação, sobretudo os decorrentes de pesquisas concluídas de caráter teórico ou empírico, análises críticas assim como ensaios que apresentem contribuições sobre temas candentes da área.
Os artigos organizados em forma de Dossiê temático constituem o núcleo básico da Revista que contempla, também, artigos de demanda contínua, entrevistas, debates e ensaios. O convite feito aos autores para comporem os dossiês não assegura a publicação de seus textos, ja que todos os artigos, são submetidos à avaliação anônima realizada por dois pareceristas ad hoc com o sistema blinded revew
O compromisso de qualificar cada vez mais a Revista conduziu ao aprimoramento dos critérios de avaliação que incidem sobre: adequação aos objetivos da Revista, relevância, rigor científico, solidez teórica, análise crítica e correção de linguagem. São priorizados para publicação os artigos que estabeleçam interlocuções com outros pesquisadores nacionais e internacionais sobre o tema e desenvolvam abordagens e reflexões originais.
A Perspectiva não publica revisões bibliográficas de dissertações e teses ou relatos de experiência e não aceita trabalhos submetidos simultaneamente para publicação em livros ou periódicos.
É uma publicação de acesso livre, classificada na Qualis CAPES (2012) como Periódico “A2" pela área de Educação.

 

Políticas de Seção

Artigos

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos de Demanda Contínua

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevista

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Debate

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Expediente

Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos do Dossiê

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê Professor Alfabetizador: Formação Ensino e Aprendizagem

Organizadoras: Lilane Maria de Moura Chagas (UFSC) e Jilvânia dos Santos Bazzo (UDESC)

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê Teoria Histórico-Cultural e Infância

Organizadoras Soraya Franzoni Conde (NDI/UFSC) e Suely Amaral Mello (UNESP)

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê Gênero, Mídia e Infância

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê Tecnologias móveis na escola: tensões entre as políticas públicas e suas (re) configurações nas práticas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê Formação de professores em ensaios: pesquisa, educação e universidade

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê Educação como tecnologia de regulação da vida

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Apresentação

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Normas de Publicação

Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Mesa Redonda

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resumo de dissertação

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Documento Conclusivo

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Relato de Experiência

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Conferência

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Anexos

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Proposta de Dossiê

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Polêmica

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê Educação no Timor Leste

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Consultores ad hoc

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Dossiê Filosofia, Arte e Educação: Experiências em Pensamento

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê Educação Geografia e suas Nuances nos Processos de Ensinar e Aprender

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Autores podem submeter artigos inéditos, sem identificação, desde que se adequem ao foco e escopo da Revista e estejam de acordo com suas Normas.

As opiniões expressas nos artigos publicados são de responsabilidade de seus autores, não refletindo, necessariamente, a opinião da Comissão Editorial.

Os artigos inéditos, inclusive os dos Dossiês, são submetidos à avaliação anônima realizada por dois pareceristas ad hoc com o sistema blinded revew.

A relação de avaliadores ad hoc é publicada no último número de cada volume (ano)

 

Periodicidade

Publicação quadrimestral, formato impresso A-5, formato digital PDFA.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.

Os usuários têm o direito de “ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou linkar os textos completos destes artigos”.

This journal provides open access to all of it content on the principle that making research freely available to the public supports a greater global exchange of knowledge. Such access is associated with increased readership and increased citation of an author's work. For more information on this approach, see the Public Knowledge Project, which has designed this system to improve the scholarly and public quality of research, and which freely distributes the journal system as well as other software to support the open access publishing of scholarly resources.

The users have the right to “read, download, copy, distribute, prihnt, search, or link to the full texts of the articles”.

 

Preservação Digital

Perspectiva se preocupa com o acesso ao conteúdo a longo prazo. Caso ocorra algum sinistro nos servidores, os arquivos digitais da revista estão preservados na Rede Cariniana, que utiliza o programa LOCKSS. O LOCKSS cria um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes, o qual permite que elas criem  arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.

 

 

Estatísticas da revista Perspectiva

http://stat.perspectiva.periodicos.ufsc.br/awstats/awstats.pl

 

Ética da Publicação

Plágio
Desde 2010 os artigos publicados são identificados com DOI e estão registrados na Crossref.

Declaração autor
Os autores se comprometem a enviar artigos originais, inéditos e que não estejam sendo avaliados simultaneamente por outro periódico.
Fotos e imagens tiradas de outras publicações poderão ser publicadas somente se o autor nos enviar  copyright e permissão.


Financiamento

A Revista Perspectiva conta com o apoio financeiro de órgãos governamentais brasileiros, como CNPq, FAPESC, CAPES, entre outros. Asseguramos que dossiês que eventualmente recebam apoio financeiro de qualquer outra fonte são aceitos unicamente com base no mérito acadêmico atestado pela submissão de todos os artigos a pareceristas ad hoc.


Processos de avaliação por pares

Os artigos são submetidos a avaliação anônima realizada por dois pareceristas ad hoc com o sistema blinded revew.  Estes consultores são cuidadosamente selecionados para julgar o trabalho sem que haja interesses conflitantes.

Anualmente, uma lista completa de todos os consultores é publicada no último número da revista.

Transparência
A equipe do periódico mantém os leitores informados sobre as medidas tomadas para assegurar fundamentos e processo de avaliação. A submissão de textos pelo sistema seer garante o acesso do autor ao andamento do processo de avaliação.

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. 

O serviço de preservação digital de periódicos eletrônicos brasileiros foi disponibilizado pela Rede CARINIANA para suas instituições parceiras e para os editores das revistas publicadas na plataforma SEER (Open Jornal Systems).

Este serviço inovador coordenado pelo IBICT é o primeiro a concretizar uma rede de nacional preservação de periódicos de acesso livre no mundo. Acompanhando à tendência internacional de criação de agências de arquivamento de periódicos eletrônicos, o Instituto e os parceiros da Rede atenderam à necessidade de garantir o acesso a longo prazo a publicações brasileiras que não estavam contempladas  ainda nas grandes iniciativas de preservação digital. Com este serviço a CARINIANA inicia as atividades de promoção da preservação digital de acervos digitais produzidos no Brasil.

O Núcleo de Publicações (NUP)   possui uma reserva técnica dos exemplares impressos da Revista Perspectiva.

  

Publishing ethics

 

 

Plagiarism

Perspectiva has adopted systems for detecting plagiarism (e.g. software, searching for similar titles, partnership with the CrossRef Association). Since 2010 the published articles have been identified with DOI and are registered in the Crossref.

 

Author declaration

 

The authors can submit only original papers, unpublished and which are not being simultaneously evaluated by another Journal.

Photos and images taken from other publications can be published only if the authors send us copyright and permission.

 

Funding

The Perspective Journal has financial support from Brazilian government agencies, such as CNPq, FAPESC, CAPES, among others. We ensure that issues that have received financial support from any other agency are accepted solely on the basis of academic merit.

 

Peer review processes

Papers are submitted to double blind peer-reviewers. Reviewers are carefully selected to judge the work without competing interests.

Every year, a complete list of all the referees is published on the last issue of the journal.

 

Transparency

The Journal staff keeps readers informed about the steps taken to ensure submissions and the evaluation process.

 

Filing

Perspective Journal uses the LOCKSS (Lots of Copies Keep Stuff Safe) System to create a distributed filing system among participating libraries and permits those to create permanent archives of the journal to the preservation and restoration. The Publications Center (NUP) has a technical reserve of printed copies of issues.