Filosofia da educação: uma disciplina entre a dispersão de conteúdos e a ausência de uma identidade

Maria Betânia Barbosa Albuquerque,

Resumo


Este estudo tem como objetivo a análise do currículo formal da
disciplina Filosofia da Educação nos cursos de Pedagogia. Tomou-se como universo de estudo dez universidades públicas, situadas em diferentes regiões brasileiras. Buscou-se compreender a Filosofia da Educação através de uma perspectiva legal e através dos textos de intelectuais que escrevem a seu respeito. A análise foi baseada nos estudos da Sociologia do Currículo, visando a compreensão do processo de seleção dos conteúdos de ensino e da existência de hierarquias entre tais conteúdos. Finalmente, analisou-se a formação acadêmica dos professores de Filosofia da Educação e os investimentos intelectuais feitos neste campo.


Palavras-chave


Educação-Filosofia; Currículos; Professores;-formação; Philosophy-Educationt; Curriculum; Teacher's education.

Texto completo:

PDFA


DOI: https://doi.org/10.5007/%25x



Direitos autorais 1998 Maria Betânia Barbosa Albuquerque,

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Perspectiva, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN print 0102-5473, ISSN 2175-795X.

Recomendamos o uso do browser Firefox_Mozilla como navegador do portal .

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.