Aprendizagem e conhecimento: fundamentos para as práticas inclusivas

Autores

  • Paulo Ricardo Ross Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Este artigo analisa como ocorre a relação entre o professor e o aluno com necessidades especiais, considerando as formas explícitas de exclusão observadas nas práticas ditas inclusivas. Tem-se como pressuposto que o insucesso escolar resulta da não valorização por parte do professor da trajetória de cada sujeitQG de suas experiências positivas. É preciso identificar a história social de aprendizagem de cada aluno. Em práticas inclusivas, espera-se do professor uma posição diferente do totalitarismo de idéias que os caracteriza apenas como lecionadores, retóricos, reprodutores do formalismo. Este tipo de atitude distancia os alunos da cultura e da vida impedindo-lhes uma maior autonomia e independência. As práticas que homogeneízam são as mesmas que anulam a formação de suas identidades. Na educação inclusiva, o professor organiza os caminhos e os instrumentos para a apropriação do conhecimento. O conhecimento não é apenas objetivo e neutro, mas processo de apropriação e de
interação social.

Biografia do Autor

Paulo Ricardo Ross, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Tuiuti do Paraná (1986) , especialização em Pensamento Contemporâneo Brasileiro pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1990) , mestrado em Educação Permanente e Recursos Humanos pela Universidade Federal do Paraná (1992) e doutorado em Educação Especial pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (1999) . Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Paraná. Atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas Inclusivas, Educação Especial, Cidadania. Mais informações: http://lattes.cnpq.br/7691349501698381

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Publicado

2006-10-30

Como Citar

Ross, P. R. (2006). Aprendizagem e conhecimento: fundamentos para as práticas inclusivas. Perspectiva, 24(3), 273–302. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua