A Ciência e a produção de conhecimento na pesquisa educacional: contribuições de Maria Célia Marcondes de Moraes

Patricia Laura Torriglia, Newton Duarte

Resumo


O presente texto apresenta alguns pontos relevantes acerca dos problemas da ciência e da produção de conhecimento em Educação assinalados em diferentes obras escritas pela Dra. Maria Célia Marcondes de Moraes. Diversos problemas teóricos preocuparam a autora, em especial, o do ceticismo vigente e as profundas contradições nas quais os sentidos e conceitos – que significam movimentos teórico-práticos do real – se apresentam com sutis e marcadas inversões impactando o campo e a pesquisa educacional.  Com base em uma perspectiva ontológica materialista e crítica Moraes indagou e aprofundou estas questões, e em especial, discutiu o papel do ser educação em sua máxima expressão.


Palavras-chave


Ciência; Produção do conhecimento; Moraes Maria Célia Marcondes de; Ciencia; Producción de Conocimiento; Moraes Maria Célia Marcondes de; Science; Production of Knowledge; Moraes Maria Célia Marcondes de

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2009v27n2p347



Direitos autorais 2009 Patricia Laura Torriglia, Newton Duarte

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Perspectiva, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN print 0102-5473, ISSN 2175-795X.

Recomendamos o uso do browser Firefox_Mozilla como navegador do portal .

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.