Livros didáticos de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental: construindo relações entre professores e gêneros discursivos

Autores

  • Adriana Fischer FEBE, Brusque

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

O objetivo deste trabalho é o de investigar como e a partir de quais conhecimentos teórico-práticos alunos/professores de um curso de Especialização analisam livros didáticos do Ensino Fundamental quanto à utilização de gêneros discursivos como instrumentos de ensino-aprendizagem em Língua Portuguesa. O instrumento de coleta foi o trabalho final de uma disciplina, ocorrida em julho de 2004, o qual traz as análises de livros didáticos realizadas por eles. Os resultados revelam que os alunos/professores utilizaram, nas análises, alguns aspectos da natureza e constituição dos gêneros. Prevaleceu o enfoque à temática dos textos e às propriedades formais.

Biografia do Autor

Adriana Fischer, FEBE, Brusque

Graduação em Letras pela FURB (1999), mestrado (2000-2001) e doutorado (2004-2007) em Lingüística pela UFSC.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

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Publicado

2006-10-30

Como Citar

Fischer, A. (2006). Livros didáticos de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental: construindo relações entre professores e gêneros discursivos. Perspectiva, 24(2), 533–567. https://doi.org/10.5007/%x