O processo produtivo da indústria eletroeletrônica e a qualificação dos trabalhadores no pólo industrial de Manaus

Autores

  • Selma Suely Baçal de Oliveira Universidade Federal do Amazonas, Manaus

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Este trabalho reflete o estudo realizado sobre o processo produtivo das empresas eletroeletrônicas da Zona Franca de Manaus. Versa sobre as implicações do uso de novos equipamentos e das inovações na gestão e organização do processo de trabalho sobre a qualificação dos trabalhadores. Na década de 1990, o enxugamento da mãode-obra ocorre com maior intensidade na Zona Franca de Manaus, o que ocasionou mudanças substantivas no fazer dos trabalhadores. A investigação ateve-se às condições de realização das formas atuais de trabalho, sua complexidade e, ao mesmo tempo, sua simplificação. Em perspectiva, buscou conhecer as iniciativas das empresas para capacitar a força de trabalho, atribuindo ênfase particular à qualificação dos trabalhadores, das áreas de inserção automática, das quatro maiores empresas do setor eletroeletrônico. O estudo se dá com base no olhar sobre os objetivos das empresas e as perspectivas dos trabalhadores.

Biografia do Autor

Selma Suely Baçal de Oliveira, Universidade Federal do Amazonas, Manaus

Graduação em Pedagogia pela UFAM (1991), Mestrado (1998) e Doutorado (2002) em Educação, ambos pela USP. É professora da UFAM com atuação no Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia e no PPG em Educação da UFAM.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2006-10-30

Como Citar

Oliveira, S. S. B. de. (2006). O processo produtivo da indústria eletroeletrônica e a qualificação dos trabalhadores no pólo industrial de Manaus. Perspectiva, 24(2), 689–708. https://doi.org/10.5007/%x