O trabalho docente diante da complexa relação entre educação e mercado

Autores

  • Luiz Antonio Saléh Amado Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

O texto discute o trabalho e a formação docente neste momento em que as transformações ocorridas no campo da produção colocam como exigência a criação de um novo tipo de sujeito e trabalhador. Afi rma o lugar peculiar ocupado pelo profissional docente – sujeito às e sujeito das políticas públicas para a educação. Discute a necessidade de problematizar o trabalho e a formação destes profi ssionais e os processos de subjetivação engendrados pelos dispositivos pedagógicos, a partir da análise da relação entre educação e mercado, e das demandas produzidas com base nesta relação. Examina a reorganização dos espaços de formação docente, efetuada de modo a limitar o processo à profi ssionalização do professor, indagando qual a posição deste profi ssional da educação diante da reprodução da lógica atual e da construção de alternativas.

Biografia do Autor

Luiz Antonio Saléh Amado, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias

Graduação em Psicologia pela UERJ (1989) , especialização em Psicologia Jurídica pela UERJ (1996) , mestrado em Psicologia Social pela UERJ (2001) e doutorado em Psicologia Social pela UERJ (2006). Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2007-11-16

Como Citar

Amado, L. A. S. (2007). O trabalho docente diante da complexa relação entre educação e mercado. Perspectiva, 25(2), 403–424. https://doi.org/10.5007/%x