O Impacto das concepções de desenvolvimento infantil nas práticas pedagógicas em salas de aula para crianças menores de três anos

Autores

  • Janaina Cassiano Silva Doutoranda do Progama de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos
  • Alessandra Arce Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2012v30n3p1099

Resumo

Este artigo analisa o impacto que a concepção de desenvolvimento infantil traz para a prática pedagógica com crianças de zero a três anos à luz da Psicologia Histórico-Cultural. Para tanto, traremos os resultados de uma pesquisa que investigou se as ações educativas promovem o cuidar e o educar, associação imprescindível para a promoção do desenvolvimento psicológico das crianças menores de três anos. Para facilitar, subdividimos o trabalho em três partes, uma dedicada à apresentação da metodologia e caracterização das instituições, outra para análise das práticas pedagógicas, e uma destinada à reflexão acerca da concepção de desenvolvimento que perpassa essas práticas à luz da Psicologia Histórico-Cultural. As práticas educativas desenvolvidas nas instituições pesquisadas apenas aguardam o desenvolver considerado natural às crianças, afastando-se de uma educação infantil que favoreça o desenvolvimento integral da criança em suas máximas potencialidades por meio do ensino como uma forma intencional de promovê-lo.

Biografia do Autor

Janaina Cassiano Silva, Doutoranda do Progama de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos

Graduação em Psicologia (Bacharelado, Licenciatura e Formação de Psicólogo) pela Universidade Federal de Uberlândia (2005). Mestre em Educação (2008) pela Unesp/Araraquara. Doutoranda em Educação, com bolsa Fapesp. Os principais temas de atuação são: psicologia da educação, educação infantil, psicologia histórico-cultural e formação de professores. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa História, Trabalho e Educação, coordenado pela Profª Drª Alessandra Arce e pelo Profº Drº Luiz Bezerra Neto, ambos do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos.

Alessandra Arce, Universidade Federal de São Carlos

possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1992), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1997), doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001), foi visiting scholar junto a University of Toronto no Canadá (2004/05), e é pós-doutora em Filosofia e História da Educação pela UNICAMP(2006). É professora adjunta da Universidade Federal de São Carlos. Editora desde maio de 2005 a Revista Educação e Cidadania (Qualis B4) pela editora Átomo & Alínea. É lider do grupo de estudos e pesquisas "História, Trabalho e Educação" pertencente ao grupo de pesquisa "Historia, Sociedade e Educação no Brasil" - HiSTEDBR, junto à UFSCar. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história da idéias pedagógicas, história e políticas para a educação infantil,formação de professores. Atualmente é bolsista produtividade em Pesquisa do CNPq

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Publicado

2012-09-18

Como Citar

Silva, J. C., & Arce, A. (2012). O Impacto das concepções de desenvolvimento infantil nas práticas pedagógicas em salas de aula para crianças menores de três anos. Perspectiva, 30(3), 1099–1123. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2012v30n3p1099

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua