Um panorama das tecnologias digitais da informação e comunicação na educação: desafios, habilidades e incentivos estatais

Márcia Gorett Ribeiro Grossi, Carla Fernanda Gonçalves, Sandra Pedrosa Tufy

Resumo


Este artigo tem como objetivo refletir sobre os novos desafios, as novas habilidades e os incentivos estatais necessários aos professores para utilizarem as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) nos processos de ensino e aprendizagem cujos alunos pertencem a uma nova geração: a geração net. Percebe-se que a educação enfrenta dificuldades para a efetiva e significativa utilização das TDIC no cotidiano das escolas brasileiras e que a maioria dos professores tem recebido uma formação tímida nos cursos de pedagogia nas universidades federais, em relação à apropriação dessas novas tecnologias digitais e suas aplicações pedagógicas relevantes nos contextos escolares. Indicando a necessidade de um olhar mais atento para a formação dos profissionais da educação no que se refere ao uso das TDIC, destaca-se ainda a importância dos incentivos estatais na promoção das políticas públicas voltadas para o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no desenvolvimento e aperfeiçoamento dos processos de letramento informacional entre os profissionais da educação.


Palavras-chave


Educação; Políticas públicas; Tecnologias digitais

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DOI: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v32n2p645



Direitos autorais 2014 Márcia Gorett Ribeiro Grossi, Carla Fernanda Gonçalves, Sandra Pedrosa Tufy

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Perspectiva, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN print 0102-5473, ISSN 2175-795X.

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