Comprar, querer e desejar: problematizando as narrativas de crianças dos anos iniciais

Autores

  • Joice Araújo Esperança Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Paula Costa Ribeiro Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v32n2p757

Resumo

Neste artigo, aborda-se os entendimentos e as experiências de infância como construções históricas, sociais e culturais, sujeitas às mudanças que caracterizam as sociedades. Na pesquisa apresentada, foram estabelecidas conexões entre os Estudos da Infância, a Educação Ambiental e as proposições do sociólogo Zygmunt Bauman em seu exame sobre a centralidade assumida pelo consumo na organização da vida social. Nessa direção, volta-se o olhar para o advento do consumismo e as configurações de infância na contemporaneidade, analisando as narrativas de um grupo de crianças sobre consumo. Nas experiências narradas, destaca-se a relação entre consumo e preservação ambiental, a penetrabilidade do ato da compra no cotidiano infantil e a atribuição de sentidos aos objetos e práticas de consumo para além de sua funcionalidade material. 

Biografia do Autor

Joice Araújo Esperança, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Professora Adjunta do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande/FURG e Doutora em Educação Ambiental (PPGEA/FURG).Integrante do Laboratório Nós do Sul de Estudos e Pesquisas sobre Currículo, onde realiza estudos vinculados à linha de pesquisa Pedagogias e Modos de Produção das Infâncias.

Paula Costa Ribeiro, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Professora Associada do Instituto de Educação da FURG e Doutora em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (GESE/FURG).

Downloads

Publicado

2014-07-09

Como Citar

Esperança, J. A., & Ribeiro, P. C. (2014). Comprar, querer e desejar: problematizando as narrativas de crianças dos anos iniciais. Perspectiva, 32(2), 759–790. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v32n2p757

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua