A complexidade da participação das crianças na educação infantil

Autores

  • Kátia Adair Agostinho UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v32n3p1127

Resumo

O presente estudo defende a participação e inclusão das crianças na creche e pré-escola para a produção de espaços de educação democráticos que se contraponham à exclusão social e contribuam na produção e consolidação de uma sociedade de afirmação de direitos sociais. A participação das crianças permanece em larga medida por se concretizar, sendo um desa" o que precisa ser enfrentado, nas suas contradições, impasses e paradoxos teóricos, sociais e políticos. Ao aprofundar a temática compreende-se sua complexidade teórica, e é sobre esta complexidade que este texto irá se deter. A discussão a respeito da participação das crianças para uma educação democrática se cruza com um conjunto de conceitos importantes que precisam ser aprofundados, compreendidos e conectados, para que seja possível contar com os contributos geracionais na efetivação da educação aqui preconizada, que vençam modelos adultocêntricos e não pode prescindir da produção teórica de abordagens inclusivas. As crianças como sujeitos de conhecimento e produtoras de sentido têm “voz”, são legítimas as formas de comunicação e relação que utilizam para se expressar e, ao fazê-lo, contribuem na renovação e reprodução dos contextos em que participam quando existe quem esteja interessado em ouvir suas vozes. É importante reconhecer as diferentes formas de participação das crianças pequenas com base nos seus padrões culturais e nas suas práticas cotidianas, em questões que lhes são signi" cativas e lhes dizem respeito.

Biografia do Autor

Kátia Adair Agostinho, UFSC

Doutora em Estudos da Criança pela Universidade do Minho, Portugal. Professora do Departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educação daUniversidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Downloads

Publicado

2014-05-26

Como Citar

Agostinho, K. A. (2014). A complexidade da participação das crianças na educação infantil. Perspectiva, 32(3), 1127–1143. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v32n3p1127

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua