Aspectos da pesquisa colaborativa na formação docente

Autores

  • Denise Moreira Gasparotto Instituto Federal Catarinense
  • Renilson José Menegassi Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n3p948

Resumo

Este trabalho discute o conceito de pesquisa colaborativa no campo aplicado dos estudos de linguagem escrita, a partir de pesquisas brasileiras sobre o tema (MAGALHÃES, 1994, 1998, 2002; MAGALHÃES; FIDALGO, 2010; IBIAPINA, 2008; CABRAL, 2012; HORIKAWA, 2008; BORTONI-RICARDO, 2011). Objetivamos compreender e sistematizar as caraterísticas dessa abordagem de pesquisa e as etapas que a compõem. A partir de pesquisa colaborativa realizada com uma docente de Língua Portuguesa, acerca dos processos de revisão e reescrita, pautada nos pressupostos dialógicos (BAKHTIN, 2010), analisamos a aplicação prática das características e etapas levantadas, apresentando alternativas para o desenvolvimento de um trabalho colaborativo. Os resultados apontaram a importância dessa abordagem de pesquisa para a formação de professores e para os processos de ensino-aprendizagem, destacando o engendramento necessário entre academia, escola, teoria, metodologia, prática, sujeito e contexto, na orientação de pesquisas de caráter teórico-metodológico.

 

 

Biografia do Autor

Denise Moreira Gasparotto, Instituto Federal Catarinense

Mestra e Doutoranda em Letras na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora do Instituto Federal Catarinense (IFC), Campus Videira.

 

Renilson José Menegassi, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professor do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras na Universidade Estadual de Maringá (UEM).

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Publicado

2017-02-23

Como Citar

Gasparotto, D. M., & Menegassi, R. J. (2017). Aspectos da pesquisa colaborativa na formação docente. Perspectiva, 34(3), 948–973. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n3p948