Colégio Vasco da Gama: notas para pensar os entrelaçamentos das culturas escolares com as práticas esportivas

Autores

  • Carlus Augustus Jourand Correia Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • José Cláudio Sooma Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Antonio Jorge Gonçalves Soares Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n1p188

Resumo

O esporte, e mais especificamente, a prática esportiva no Brasil, são elementos considerados pela sociedade como imprescindíveis para a construção de valores e da cidadania, assim com a escola. Além disso, o imaginário social sobre o atleta evidencia que no Brasil o esporte é muitas vezes encarado como uma promessa profissional, arregimentando muitos jovens para formação esportiva. Nesse processo, muitos precisam conciliar, muitas vezes com dificuldades, as rotinas escolares com as rotinas esportivas. O artigo apresenta os resultados obtidos num estudo sobre a escolarização de jovens atletas de alto rendimento no Colégio Vasco da Gama, inserido na agremiação esportiva homônima. Ancorado, principalmente, na utilização de instrumentos etnográficos de pesquisa, (entrevistas semiestruturadas e questionários) e na análise de documentos oficiais. O objetivo do artigo foi indiciar aspectos referentes aos possíveis entrelaçamentos das culturas escolares com as práticas esportivas na instituição de ensino. Os resultados da pesquisa sugerem que as relações entre o colégio e o clube interferem, decisivamente, nos saberes e práticas que, cotidianamente, são construídos através da interpenetração de elementos do esporte no espaço da escola. Juntamente com isso, foi identificado um sentimento de adesão à instituição escolar, por meio da linguagem do esporte.

Biografia do Autor

Carlus Augustus Jourand Correia, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SED-RJ).

José Cláudio Sooma Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor  em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor da Faculdade de Educação da Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Antonio Jorge Gonçalves Soares, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Educação Física pela Universidade Gama Filho (UGV). Professor da Faculdade de Educação da Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Downloads

Publicado

2017-03-31

Como Citar

Correia, C. A. J., Silva, J. C. S., & Soares, A. J. G. (2017). Colégio Vasco da Gama: notas para pensar os entrelaçamentos das culturas escolares com as práticas esportivas. Perspectiva, 35(1), 188–213. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n1p188

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua