Trabalho pedagógico: dimensões e possibilidade de práxis pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n3p722

Palavras-chave:

Trabalho pedagógico, Práxis pedagógica, Escola

Resumo

Este texto objetiva articular e sistematizar argumentos e elaborações de sentidos sobre trabalho pedagógico, apresentando um modelo multidimensional que, nessa perspectiva, pensa-se que pode melhor explicitar esta categoria. Partiu-se de um conceito de pedagógico como o trabalho relacionado ao campo da Pedagogia que objetiva a produção do conhecimento. Com base nesse conceito amplo, foram elaboradas subcategorias, índices e estabelecidas relações entre eles. Obteve-se, então, sentidos menores, que, articulados entre si, garantem uma reelaboração conceitual mais ampla. Esta sequência metodológica assemelha-se ao percurso de escrita deste texto: parte-se da descrição de entendimentos de trabalho pedagógico, a partir de um modelo contendo dimensões deste trabalho específico e suas articulações, e, com base nessa multidimensionalidade, apresenta-se outra, que se entende mais elaborada como conceituação de trabalho pedagógico, aproximando-o da práxis pedagógica, tendo a escola como contexto.

Biografia do Autor

Rodrigo Cardozo Fuentes, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professor Colaborador do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

 

Liliana Soares Ferreira, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Downloads

Publicado

2017-12-31

Edição

Seção

Volume 35 número 3 2017