O ato de ler na educação básica e a formação de alunos leitores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n2p724

Resumo

Este estudo tem como objetivo identificar e analisar as concepções e práticas de leitura dos alunos do 9º ano, tendo em vista refletir a realidade e as possibilidades para a melhoria do ato de ler no contexto escolar. A efetivação do estudo em questão foi realizada no segundo semestre de 2015, no qual foi utilizado um questionário com questões abertas, contemplando duas turmas do 9º ano do Ensino Fundamental do período matutino de uma escola localizada na periferia do município de Londrina-PR. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de abordagem crítico-dialética, cuja análise e reflexões foram pautadas em autores que se apoiaram na perspectiva histórico-crítica, ou seja, Vygotsky (2008), Luria (1978), Leontiev (2004), Arena (2010), entre outros. No aspecto geral, foi possível constatar que os sujeitos participantes consideram a leitura fundamental para o processo de formação humana e profissional. Entretanto, torna-se necessário oferecer espaços de leitura e metodologias apropriadas para que os alunos possam desenvolver o ato de ler de forma crítica e humanizadora.

Biografia do Autor

Elza Tie Fujita, Universidade Estadual de Londrina, UEL

Pedagoga, Mestre em educação pela Universidade Estadual de Londrina.

Sandra Aparecida Pires Franco, Universidade Estadual de Londrina, UEL

Professora Adjunta da Universidade Estadual de Londrina no Curso de Pedagogia e do Programa de Mestrado em Educação

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Publicado

2018-07-30

Como Citar

Fujita, E. T., & Franco, S. A. P. (2018). O ato de ler na educação básica e a formação de alunos leitores. Perspectiva, 36(2), 724–740. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n2p724