Cultura escolar a partir da escrituração escolar e das fontes orais: uma análise acerca da Escola Garibaldi

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n4p1281

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as fontes da escrituração escolar presentes no arquivo da Escola Garibaldi (Pelotas/RS) durante os anos de 1929 a 1950. Estuda-se um livro de notas de exames finais e dois livros de notas distribuídas por disciplinas. Para complementar, utilizam-se narrativas de ex-alunos da Escola Garibaldi. Como principais pontos, ressaltam-se os índices de aprovação e reprovação durante o recorte de tempo estabelecido, a transformação das disciplinas escolares ao longo dos anos, a frequência das séries escolares na escola. Ainda serão utilizados alguns documentos da legislação municipal para contextualizar as fontes da escola. Teoricamente, busca-se apoio em autores que tratam de cultura escolar e instituição educativa, tais como Julia (2001), Viñao Frago (1995), Chervel (1990). Ademais, elenca-se a relevância de as escolas salvaguardarem seus documentos, os quais podem se transformar em materiais de pesquisa importantes para os estudos no campo da História da Educação.

Biografia do Autor

Renata Brião de Castro, Universidade Federal de Pelotas, UFPel

Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

Mestre em Educação (UFPEL)

Bacharel em Museologia (UFPEL)

Patrícia Weiduschadt, Universidade Federal de Pelotas, UFPel

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (2003) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2007) e doutorado em Educação pela Universidade do Vale dos Sinos- Unisinos (2012) e atua profissionalmente como Professora Efetiva da Universidade Federal de Pelotas, lotada no Departamento de Fundamentos da Educação- Faculdade da Educação. Professora do Programa de Pós Graduação em Educação.

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Publicado

2018-12-19

Como Citar

Castro, R. B. de, & Weiduschadt, P. (2018). Cultura escolar a partir da escrituração escolar e das fontes orais: uma análise acerca da Escola Garibaldi. Perspectiva, 36(4), 1281–1301. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n4p1281