Realidade e desafios da educação infantil do campo na Amazônia paraense
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2019.e54970Resumo
Este artigo apresenta reflexões sobre a realidade e desafios da Educação Infantil do Campo na Amazônia Paraense, resultantes dos estudos que vem sendo desenvolvidos pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo na Amazônia (Geperuaz) em articulação com o Fórum Paraense de Educação do Campo e o Observatório da Educação Superior do Campo. Objetivamos, com esses estudos, produzir informações sobre o atendimento à Educação Infantil do Campo do Estado e dos Municípios Paraenses, com a perspectiva de fortalecer as lutas pela garantia do direito à educação nessa etapa escolar, conforme estabelece a legislação educacional do país. Tomando como fundamento análise bibliográfica e documental, com disponibilização de dados estatísticos, iniciamos o artigo contextualizando o território Amazônico e apresentando reflexões que referenciem os desafios enfrentados pela Educação Infantil nesse território. Na sequência, destacamos o atendimento nessa etapa escolar pelos municípios paraenses e as propostas pedagógicas que vêm sendo implementada, analisando aspectos relevantes da realidade encontrada. Os resultados indicam a urgência e necessidade de valorizar as crianças que vivem no campo e na cidade, no Estado do Pará, na Amazônia e no Brasil, e a implementação de políticas públicas é crucial para que isso se efetive, especialmente nos territórios rurais.
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