O diálogo intercultural e decolonial do saber na formação de professores indígenas kaingang

Jorge Alejandro Santos, Cláudia Battestin, Daniel Berisso, Leonel Piovezana

Resumo


O objetivo desta escrita é apresentar parte da experiência pedagógica obtida no transcurso da formação de professores indígenas do povo kaingang na licenciatura intercultural indígena pela Universidade Comunitária da região de Chapecó – Unochapecó. Enunciaremos as perspectivas teóricas em que se fundamentou a implementação deste projeto, sustentado na pedagogia freireana e na perspectiva intercultural e decolonial. Da mesma forma, explicaremos as dificuldades e limites da implementação destas perspectivas teóricas na prática educativa cotidiana. Neste contexto nos referiremos de como esta investigação, permitiu articular soluções para algumas problemáticas e articular novas perspectivas para o futuro. Em especial em áreas onde a interculturalidade e decolonialidade se apresenta mais complexa em sua implementação, como a educação em matemática, ciências e em novas tecnologias. Finalmente, consideramos que difundir a cultura e línguas tradicionais é um instrumento pedagógico para a nova geração de professores indígenas interculturais que se está formando o na Unochapecó. Este é nosso desafio, ensinar para a diversidade, interculturalidade e decolonialidade, olhando para os tempos de resistência em que vive nossa américa.

Palavras-chave


Decolonialidade; Indígenas; Formação; Interculturalidade

Texto completo:

PDFA (Español (España))

Referências


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DOI: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2019.e58798



Direitos autorais 2019 Jorge Alejandro Santos, Cláudia Battestin, Daniel Berisso, Leonel Piovezana

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Perspectiva, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN print 0102-5473, ISSN 2175-795X.

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