A formação continuada sob o olhar dos professores de língua portuguesa: limites e perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2019.e61856Resumo
Nesse artigo aborda-se a formação continuada, focalizando a visão dos professores de Língua Portuguesa acerca dos limites, perspectivas e necessidades formativas. Parte do pressuposto de que, na prática, a formação continuada de professores ainda é moldada tendo o professor como objeto e não sujeito, de maneira que pouco participa desse processo e que, talvez por isso, não se aproprie do aprendizado recebido. Numa abordagem qualitativa, a coleta de dados deu-se por meio de entrevistas com seis professores de Língua Portuguesa do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental de diferentes escolas da rede municipal de ensino de Corumbá, MS. Os resultados desse estudo apontaram para a necessidade em dar voz aos professores, a fim de que a formação continuada possa refletir a imagem desses olhares: como espaço de reflexão, de escuta e de aprendizado.
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