Percepção dos gestores sobre a inclusão de estudantes com deficiência na educação superior
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2019.e61918Resumo
Este artigo está alicerçado nos estudos realizados na pesquisa de Mestrado em Educação, cujo objetivo foi analisar como o acesso de estudantes com deficiência na educação superior reverbera nas práticas de gestão universitária, no que se refere aos direitos desse público. Esta produção promoveu discussões sobre como os gestores avaliam a expansão do ingresso de estudantes com deficiência na universidade. Para este estudo, foram entrevistados gestores atuantes em quatro universidades, localizadas no município de Chapecó-SC. A imersão analítica ocorreu através da perspectiva da Análise do Discurso com referenciais foucaultianos. O estudo permitiu inferir que na contemporaneidade, a inclusão está permeada pelos discursos amparados numa visão normativa inquestionável e pouco problematizada, em que os avanços na democratização e expansão do acesso à universidade são representados através de números estatísticos divulgados como promissores.
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