Alfabetização e letramento na educação de jovens e adultos: mapeamento da produção acadêmica em periódicos no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e66018Resumo
O presente artigo tem por base uma investigação mais ampla, que envolve pesquisadores luso-brasileiros, financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq 2017-2020), que tem por objetivo compreender os principais fundamentos, termos/conceitos e autores recorrentes no campo da Educação de Jovens e Adultos no Brasil, levantados nos seguintes âmbitos: da política educacional e do direito à educação, dos elementos teóricos e do contexto da prática pedagógica. Este artigo visa mapear temáticas, categorias, objetos de análise e autores principais que fundamentam os estudos sobre alfabetização e letramento na Educação de Jovens e Adultos (EJA), tendo como campo empírico um conjunto de publicações das pesquisas socializadas em periódicos (Qualis A e B – 2001 a 2018). O estudo assume uma abordagem quanti-qualitativa (CRESWELL, 2010) e se assenta em uma pesquisa bibliográfica (LIMA; MIOTO, 2007), recorrendo à análise documental (GIL, 2002). Os resultados apresentaram, entre outros, a existência de uma multiplicidade de objetos de estudo e que, dentro dessa multiplicidade, existe uma predominância sobre as análises das práticas de alfabetização e letramento. Constatou-se também que as produções refletem investigações que têm por base empírica contextos formais de educação-formação e a existência de um entrelaçamento entre alfabetização e letramento, demonstrando a complexidade intrínseca aos sentidos e aos modos como os termos têm vindo a ser ressignificados.
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