Contribuições das pesquisas sobre tecnologias e formação docente no campo da EJA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e66057

Resumo

Este artigo apresenta um mapeamento das contribuições das pesquisas que tratam das especificidades do campo da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e que trazem em seu escopo as temáticas de Tecnologias e Formação Docente. A proposta busca identificar os objetos de estudo e os principais conceitos que suscitam as discussões em relação ao tema, bem como os principais teóricos e referências das áreas abordadas. A produção é parte de um estudo bibliográfico numa abordagem qualitativa, a partir do mapeamento das produções no campo da EJA, Tecnologias e Formação Docente, visando identificar os principais conceitos desse campo de estudos como subprojeto da pesquisa Epeja-UFSC, que visa à elaboração de um glossário temático conceitual. Para tanto, foram selecionados dentre os 69 artigos indexados na Base da Capes Periódicos, no período de 2007 a 2017. Analisando-se o material selecionado, foi possível identificar várias relações com outros conceitos correlatos, como por exemplo: formação e profissionalização docente; saberes docentes; formação continuada de professores; práticas pedagógicas; estágios supervisionados e políticas públicas na Educação. Na análise, outros conceitos foram identificados como os referentes à metodologia de pesquisa em educação; às políticas da pós-graduação; à educação matemática; às práticas baseadas em evidência na educação e à representação semiótica. Além da diversidade de temas, foi possível observar também a diversidade e amplitude do referencial teórico adotado nos estudos analisados, conforme as temáticas abordadas.

 

Biografia do Autor

Ana Maria Soek, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação da UFPR. Bolsista CAPES. Foi professora do Departamento de Teoria e Prática de Ensino na UFPR. Vem pesquisando formação de professores e a Educação de Jovens e Adultos.

Sonia Maria Haracemiv, Universidade Federal do Paraná

Professora do Programa de Pós Graduação em Educação da UFPR.

Ettiène Guérios, Universidade Federal do Paraná

Professsora do Programa de Pós Graduação em Educação da UFPR.

Larissa Barbosa Luiz Rodrigues da Silva, Universidade Federal do Paraná

Mestranda em Educação - UFPR. Bolsista CAPES

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Publicado

2020-03-27

Como Citar

Soek, A. M., Haracemiv, S. M., Guérios, E., & Silva, L. B. L. R. da. (2020). Contribuições das pesquisas sobre tecnologias e formação docente no campo da EJA. Perspectiva, 38(1), 1–25. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e66057

Edição

Seção

Dossiê Pesquisas sobre produção acadêmica em educação de jovens e adultos