Programa online de formação de formadores: uma experiência envolvendo a parceria Universidade-Escola

Autores

  • Renata Portela Rinaldi Universidade Estadual Paulista - UNESP Faculdade de Ciências e Tecnologia - FCT Departamento de Educação

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2013v31n3p941

Resumo

Este artigo, delineado como uma investigação pautada na pesquisa qualitativa, de caráter descritivo-analítico, busca analisar dados de uma experiência de parceria entre uma universidade e escolas públicas com o objetivo de formar professores que estão em exercício na educação infantil e/ou anos iniciais da educação básica para atuar como formadores de futuros professores, neste caso, estudantes de um curso de Licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância. Apontou-se nos primeiros resultados da pesquisa os impactos positivos na vida pessoal e profissional dos formadores em exercício na escola, assim como nas aprendizagens profissionais das pesquisadoras da universidade, especialmente pelo fato da iniciativa ter sido desenvolvida na modalidade a distância. Percebeu-se que desafios também foram enfrentados no desenvolvimento da proposta, mas os resultados indicaram que a experiência tem sido extremamente rica e desafiadora, demonstrando ser o trabalho colaborativo e o diálogo elementos centrais para o estabelecimento de parcerias entre a universidade e a escola, bem como a articulação dos profissionais da universidade para desenvolvimento de ações mais contextualizadas e significativas na formação inicial de professores.

 

Biografia do Autor

Renata Portela Rinaldi, Universidade Estadual Paulista - UNESP Faculdade de Ciências e Tecnologia - FCT Departamento de Educação

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, com estágio na Université de Genève (UNIGE), Faculté de Psychologie et des Sciences de l’Education, Section des Sciences de l’Education, Genebra, Suiça. Pesquisadora do CNPq. Professora da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Presidente Prudente. Atua no Departamento de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Entre as principais temáticas de pesquisa estão: formação de professores, aprendizagem profissional da docência, desenvolvimento profissional, educação especial e educação a distância.

Downloads

Publicado

2013-09-03

Como Citar

Rinaldi, R. P. (2013). Programa online de formação de formadores: uma experiência envolvendo a parceria Universidade-Escola. Perspectiva, 31(3), 941–971. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2013v31n3p941