Na produtiva confluência entre educação e comunicação, as pedagogias culturais contemporâneas

Autores

  • Marisa Vorraber Costa Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Paula Deporte de Andrade Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2015v33n2p843

Resumo

O artigo apresenta uma discussão sobre a produtividade do conceito de pedagogias culturais em estudos brasileiros que aproximam educação e comunicação. Analisa-se, em teses e dissertações, como os pesquisadores operam com o conceito e o que conseguem mostrar acerca dos modos como se engendram as pedagogias que formam os sujeitos do presente. O corpus de análise foi composto por doze trabalhos coletados no banco de teses e dissertações da CAPES. O referencial teórico do estudo é subsidiado por autores que tratam de pedagogia e de pedagogias culturais, como Jorge Larrosa (1994), Steinberg e Kincheloe (2004), Giroux (1994), Fischer (1997), Camozzato (2012), dentre outros. Os resultados da análise foram aglutinados em três modos de operação das pedagogias culturais apontados nas pesquisas investigadas: a) representação de modos de ser sujeito; b) acionamento de complexo mercantil midiático; c) acionamento de técnicas de cuidados de si.

Biografia do Autor

Marisa Vorraber Costa, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) e docente convidada do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 

Paula Deporte de Andrade, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Mestre em Educação pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) e Doutoranda em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Downloads

Publicado

2015-12-31

Como Citar

Costa, M. V., & de Andrade, P. D. (2015). Na produtiva confluência entre educação e comunicação, as pedagogias culturais contemporâneas. Perspectiva, 33(2), 843–862. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2015v33n2p843