Ensino, aprendizagem e formação de professores para uma EAD viva

Autores

  • Rosana Silva de Moura Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Lúcia Schneider Hardt Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Neide Arrias Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n2p481

Resumo

O presente estudo se propõe a discutir o ensino e aprendizagem em educação a distância no ensino superior, a partir de uma experiência em um curso de especialização lato sensu, direcionado à formação continuada de professores, desenvolvido na Universidade Federal de Santa Catarina (2013-2014). Apresentamos e analisamos a especificidade do Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica tendo em vista a perspectiva de uma EAD viva, ancorada em uma base estruturante que contém três elementos, a saber: 1) a aprendizagem é a razão de ser da escola 2) a indiscutível necessidade da prática pedagógica vinculada à gestão democrática na escola, demandando o trabalho colaborativo de seus sujeitos e, 3) a prática pedagógica é também teoria, porquanto quem a exerce é o professor-intelectual. Enfrentados os preconceitos iniciais sobre este formato de educação escolar, nos perguntamos: quais os alcances e limites verificados nesta experiência? Podemos aferir que os resultados desta experiência em educação a distância, ainda em curso, têm levado os professores-alunos a pensarem suas práticas pedagógicas em suas escolas.

Biografia do Autor

Rosana Silva de Moura, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutora em Educação pela UFRGS. Professora do Departamento de Estudos Especializados em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Lúcia Schneider Hardt, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutora em Educação pela UFRGS. Professora do Departamento de Estudos Especializados em Educação da  Universidade Federal de Santa Catarina ( UFSC).

Neide Arrias, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutora em Educação pela USP. Professora aposentada do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Downloads

Publicado

2017-08-04

Como Citar

Moura, R. S. de, Hardt, L. S., & Arrias, N. (2017). Ensino, aprendizagem e formação de professores para uma EAD viva. Perspectiva, 35(2), 481–501. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n2p481

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)