(Pre)textos para pensar a cooperação educacional em Timor-Leste: algumas referências para o internacionalismo solidário

Autores

  • Suzani Cassiani Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Irlan von Linsingen Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Patrícia Barbosa Pereira Universidade Federal do Paraná (UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n2p390

Resumo

Neste artigo apresenta-se o perfil de cooperantes brasileiros na formação de professores de Timor-Leste. Parte-se de um projeto maior, no âmbito do Programa de Qualificação Docente e Ensino de Língua Portuguesa em Timor-Leste (PQLP), gerido pela Coordenação De Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e coordenado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desde 2009. Na intenção de melhor compreender essa cooperação internacional, inicia-se este texto com entendimentos sobre as condições de produção de alguns meandros do contexto histórico-político e sociocultural em que a mesma ocorre. A pesquisa envolve o estudo de documentos e análises de discurso de brasileiros que atuaram em Timor-Leste. Além disso, propõem-se explicitar alguns limites, possibilidades e avanços em na trajetória dos pesquisadores como atuantes, incluindo-se os desafios para desenhar algumas referências mais adequadas. Nessas análises, as problematizações envolvendo a colonialidade do saber/poder, as atuações assistencialistas, a consolidação da paz, entre outras, animam reflexões que podem ser bem vindas em futuras cooperações.

 

 

 

Biografia do Autor

Suzani Cassiani, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora do Departamento de Metodologia de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Irlan von Linsingen, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor do Departamento de Engenharia Mecânica e do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Patrícia Barbosa Pereira, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora do Departamento de Teoria e Prática de Ensino da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Downloads

Publicado

2016-10-25

Como Citar

Cassiani, S., Linsingen, I. von, & Pereira, P. B. (2016). (Pre)textos para pensar a cooperação educacional em Timor-Leste: algumas referências para o internacionalismo solidário. Perspectiva, 34(2), 390–414. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n2p390