Corpos, gênero e performances em cena: entrelaçar entre RPG e experiências na constituição das identidades
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e66956Resumo
Este estudo buscou refletir sobre o lugar do jogo como experiência na formação de futuros/as docentes, articulando a noção de experiência com o jogo às vivências performáticas no RPG (Role-playing games ou jogo de interpretação de papéis) constituindo-se, nesse contexto, um objeto multifacetado, na medida em que focaliza tanto as questões do jogo em si quanto as performances que se constroem na experiência com o jogo. Assim, temos como objetivo desta pesquisa analisar como futuros/as educadores/as mobilizam conceitos, discursos e práticas acerca das questões de gênero e sexualidade performatizados na experiência com o RPG. Com essas discussões, propomos pensar acerca das potencialidades da experiência na formação docente, visando à reflexão sobre os temas gênero, sexualidade e suas interseccionalidades. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo e baseou-se na metodologia da pesquisa-ação-participativa. Para tanto, realizamos intervenções com dois grupos. Entre os resultados, deparamo-nos com diferentes modos de construções identitárias e possibilidades de interpretação nas vivências do jogo potencializando um movimento de alteridade e reconhecimento da diversidade.
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