As diferenças na garantia do direito à infraestrutura escolar no Paraná: um estudo nas escolas de ensino médio com beneficiários do Programa Bolsa Família

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e70401

Resumo

O artigo analisa as condições materiais e estruturais de escolas de ensino médio no Paraná, problematizando as condições de oferta escolar para estudantes pobres. Para isto coteja dados do Censo Escolar e do Sistema Presença, que faz o acompanhamento da condicionalidade do Programa Bolsa Família. A partir das premissas de que as condições de oferta escolar no Brasil são desiguais, como resultado das condições de financiamento (FARENZENA, 2012) e da educação como condição de socialização que implica a experiência prática (BOURDIEU, 2009) a pergunta central é: as condições de oferta das escolas são equânimes em escolas de ensino médio com diferentes percentuais de estudantes do PBF? A pesquisa analisou 40 variáveis que compõem 7 indicadores, evidencia-se que 22 variáveis apresentam uma distribuição desigual entre as escolas com menos alunos pobres e aquelas com uma maior proporção deles. Todas as variáveis indicam um decréscimo de equipamentos e/ ou de estruturas nas escolas com maior proporção de alunos pobres.

Biografia do Autor

Andrea Barbosa Gouveia, Universidade Federal do Paraná

Professora do Núcleo de Pesquisa em Políticas Educacionais - NUPE da UFPR, atua no Programa de Pós Graduação em Educação da mesma universidade.

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Publicado

2021-03-17

Como Citar

Gouveia, A. B. ., Abreu, D. S., & Schneider, G. (2021). As diferenças na garantia do direito à infraestrutura escolar no Paraná: um estudo nas escolas de ensino médio com beneficiários do Programa Bolsa Família. Perspectiva, 39(1), 1–23. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e70401