Youtube e educação matemática: um estudo dos canais especializados em ensinar matemática escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e70781

Resumo

Este artigo é fruto de um projeto de pesquisa que teve como objetivo analisar as principais características dos canais brasileiros do Youtube especializados em transmitir/ensinar conteúdos matemáticos. Para alcançar o objetivo da pesquisa, foram elaborados quatro objetivos específicos que se constituíram a partir de um processo de perguntas acerca do contexto específico da web delimitado pela plataforma Youtube. A fundamentação teórica utilizada no estudo é vinculada a autores que abordam a temática das tecnologias educacionais. No que se refere à metodologia de pesquisa, neste estudo, que lida com dinâmicas relacionais na internet, foi utilizada a netnografia. Para isso, foram elencados os cinco canais brasileiros do Youtube especializados em produzir conteúdos de matemática escolar com maior número de inscritos. Os resultados do estudo apontam que: as estratégias e os recursos utilizados pelos youtubers se assemelham àquelas comumente utilizadas no ensino presencial, fortemente pautadas em aulas ditas como “expositivas”; há uma tendência, no momento do planejamento e elaboração das videoaulas, de que estas não sejam muito longas, variando de 8 a 14 minutos; em canais com maior número de inscritos, a quantidade de comentários é superior e mais distribuída entre as videoaulas; quanto à natureza dos comentários, destacou-se uma grande presença de agradecimentos e de perguntas formuladas que tratavam do conteúdo matemático apresentado; e, por fim, observou-se que a interação dos usuários dos canais entre si e entre os usuários e os responsáveis pelos canais era pouco significativa.

Biografia do Autor

Débora de Lima Velho Junges, Instituto Federal Catarinense

Doutora (2017) e Mestre (2013) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela mesma instituição (2010). Atualmente é Técnica em Assuntos Educacionais atuando junto ao Instituto Federal Catarinense. Também atua como colaboradora, revisora técnica e avaliadora de materiais didáticos. É líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar Educação, Sociedade e Tecnologias (GESTEC; http://gestec.fraiburgo.ifc.edu.br), e membro do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação Matemática e Sociedade (GIPEMS) e do Grupo Interdisciplinar Pomares do Saber (GIPS) que integram o Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ. Interessada principalmente nos seguintes temas: educação, educação matemática e práticas pedagógicas.

Lucas Pereira da Rosa, Universidade Feevale

Mestrando em Indústria Criativa pela Universidade Feevale e graduado em Marketing pela Universidade Cidade de São Paulo (2018). Cursando a Pós-Graduação em Comunicação Empresarial e Marketing Digital pela Unicesumar, e a Especialização em Realidade Virtual pela Universidade de Londres.

Amanda Gatti, Instituto Federal Catarinense

Bolsista de Iniciação Científica – Instituto Federal Catarinense–IFC

Referências

AMARAL, Adriana; NATAL, Geórgia; VIANA, Lucina. Netnografia como aporte metodológico da pesquisa em comunicação digital. Revista Famecos. n. 20, p. 34-40, 2008.

AMARAL, Rúbia Barcelos. Vídeo na Sala de Aula de Matemática: que possibilidades? Educação Matemática em Revista. n. 40, p. 38–47, nov. 2013.

AMARASEKARA, Inoka; GRANT, Will J. Exploring the YouTube science communication gender gap: A sentiment analysis. Public Understanding of Science. v. 28, n. 1, p. 68-84, 2019.

ANGELO, Claudia Laus. Uma leitura das falas de alunos do ensino fundamental sobre a aula de Matemática. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro/SP, 2012.

ANGELO, Cristiane Borges. Utilização de vídeos didáticos nas aulas de matemática. 13, 2011. Recife – PE. Brasil. Anais do XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática. XIII CIAEM-IACEM. Recife: Brasil, 2011.

ARAYA, Elizabeth Roxana Mass. Informação na Web Colaborativa: um olhar para o Direito Autoral e as alternativas emergente. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Departamento de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Universidade Estadual Paulista – UNESP, Marília/SP, 2009.

BAREFOOT, Darren; SZABO, Julie. Manual de marketing em mídias sociais. Novatec Editora, São Paulo, 2016.

BISPO, Luana Maria Cavalcanti; BARROS, Kelly Cristiane. Vídeos do Youtube como recurso didático para o ensino de história. Atos de Pesquisa em Educação. Blumenau, v. 11, n. 3, p. 856-868, set./dez. 2016.

BRAGA, Adriana. Técnica etnográfica aplicada à comunicação online: uma discussão metodológica. UNIrevista. v. 1, n. 3, p. 1-11, jul. 2006.

CAMINADA, Thiago Amorim; SCHLINDWEIN, André Felipe; JOHN, Valquiria Michela. Entre o escárnio e o ódio: haters e trolls no Facebook do G1. IN: ENPECOM - Anais do VIII Encontro de Pesquisa em Comunicação. Curitiba: UFPR, 2016.

CORREA, Adriana Moreira de Souza; PEREIRA, Hérica Paiva. O Youtube como ferramenta pedagógica em sala de aula: uma prática de letramento. Revista de Pesquisa Interdisciplinar. Cajazeiras, v. 1, Ed. Especial, p. 381–389, set./dez. 2016.

FIDELIS, João Pedro S.; GIBIN, Gustavo B. Contextualização como estratégia didática em vídeo-aulas de química. Revista Virtual de Química. v. 8, n. 3, p. 716-722, 2016.

GOMEZ, Margarita Victoria. Educação em rede: uma visão emancipadora. São Paulo: Cortez, 2004.

HINE, Christine. Virtual Ethnography. London: Sage, 2000.

KOZINETS, Robert. V. Netnografia: Realizando pesquisa etnográfica online. Porto Alegre: Penso, 2014.

KOZINETS, Robert V. On netnography: Initial Reflections on Consumer Research Investigations of Cyberculture. Evanston, Illinois: 1997.

MATTAR, João. Youtube na educação: o uso de vídeos em EaD. In: Congresso Internacional Abed de Educação a Distância. Anais… Fortaleza: Associação Brasileira de Educação a Distância, 2009.

OLIVEIRA, Milena Cabral de Oliveira; LINS, Stanislleya Kaennia Ferreira. Inovar no ensino da matemática. Revista de Pesquisa Interdisciplinar. Cajazeiras, n. 2, suplementar, p. 161-167, set. 2017.

OLIVEIRA, Priscila Patrícia Moura. O Youtube como ferramenta pedagógica. Anais do Simpósio Nacional de Educação a Distância. São Paulo, p. 1-14, 2016.

PRENSKY, Marc. Digital Natives, Digital Immigrants, Part II: Do They Relly Think Differently? University Press. v. 9, n. 6, 2001.

REBS, Rebeca Recuero. Reflexão Epistemológica da Pesquisa Netnográfica. Revista de Comunicação e Epistemologia da Universidade Católica de Brasília. Brasília, n. 8, p. 74-102, 2011.

RIBEIRO, Estanderlinda Bandeira de Melo; et. al. A importância e contribuição das mídias sociais no processo de ensino e aprendizagem no ensino fundamental II. In: III Congresso Nacional de Educação. Anais: Cenários contemporâneos: a educação e suas multiplicidades. Natal, p. 1-8, 2016.

SANTOS, Aparecida Raquel Gonçalves dos; GONÇALVES, Paulo Gonçalo Farias. Videoaulas na aprendizagem em matemática: um olhar para os canais do youtube. Revista Tecnologias na Educação. v. 19, n. 9, p. 1-13, jul. 2017.

SANTOS, José Wilson dos. et. al. A produção de vídeo aulas como recurso e complemento de ensino. In: 8º Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão. Anais... Mato Grosso do Sul, p. 1-6, 2014.

SAFKO, Lon; BRAKE, David K. A Bíblia da Mídia Social: Táticas, Ferramentas e Estratégias para construir e transformar negócios. São Paulo: Blucher, 2010.

SILVA, Ana Maria da. O vídeo como recurso didático no ensino de matemática. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Universidade Federal de Goiás. Goiânia, 2011.

SILVA, Marco Polo Oliveira da. Youtube, juventude e escola em conexão: a produção da aprendizagem ciborgue. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2016.

TODOS PELA EDUCAÇÃO. Relatório de atividades 2017. Disponível em: https://www.todospelaeducacao.org.br/_uploads/_posts/42.pdf?1324790809. Acesso em: 05 out. 2019.

VIEIRA, Ketelyn Paravidini. Videoaulas no processo de ensino e aprendizagem de Matemática: possibilidades e entraves. Monografia (Graduação). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense. Campos dos Goytacazes, RJ, 2017.

YOUTUBE EDU. Disponível em: https://www.youtube.com/channel/Ucs_n045yHUiC-CR2s8AjIwg. Acesso em: 05 out. 2019.

Downloads

Publicado

2021-03-17

Como Citar

Junges, D. de L. V., Rosa, L. P. da ., & Gatti, A. (2021). Youtube e educação matemática: um estudo dos canais especializados em ensinar matemática escolar. Perspectiva, 39(1), 1–20. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e70781