A matemática presente no curso de Licenciatura Plena de Ciências com habilitação em Matemática para a formação de professores da Universidade Estadual de Feira de Santana-Bahia (1986-1988)
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e84039Palavras-chave:
Licenciatura Plena em Ciências, Matemática, História, Matemática do EnsinoResumo
Neste texto, investigou-se, em uma perspectiva histórica, a matemática presente na formação do professor da Licenciatura Plena em Ciências da Universidade Estadual de Feira de Santana com habilitação em Matemática, por meio de documentos históricos, sobretudo cadernos de aulas, pertencentes a Josenildes Oliveira Venas, estudante desse curso entre 1986 e 1988. Tal investigação foi norteada pela seguinte questão: qual era a matemática presente no curso de Licenciatura Plena de Ciências com habilitação em Matemática para a formação de professores da Universidade Estadual de Feira de Santana-Bahia, no período de 1986 a 1988? Para tanto, fez-se uso de uma literatura vigente no âmbito da história da educação matemática, de um modus operandi da história cultural e de fontes históricas. Como resultados, constatou-se que a matemática do ensino, presente na formação desse professor, estava a serviço do próprio campo disciplinar, tendo pouca ou nenhuma articulação com a matemática ensinada nas escolas. Ela era tomada, sem uma dinâmica própria, isto é, como uma mera reprodução didatizada de saberes matemáticos que estavam sendo ensinados nas instituições de nível superior, contrariamente ao que acontecia na Licenciatura Curta, onde predominou uma matemática do ensino sob uma articulação entre a matemática da formação de seu professor e aquela que estava presente no ensino.
Referências
BAHIA. Lei n.12, de 30 de dezembro de 1980a. Extingue e cria entidades de Administração descentralizadas e dá outras providências. Bahia. Governo da Bahia. Disponível em: Lei Delegada 12/80/ Lei Delegada n.º 12 de 30 de dezembro de 1980, Governo do Estado da Bahia (jusbrasil.com.br) Acesso em: 04 ago. 2021.
BAHIA. Lei n.11, de 29 de dezembro de 1980b. Dispõe sobre as integrações dos empregados de fundações, empresas públicas e sociedade de economia mista nos quadros de pessoas da administração centralizada ou de autarquias, dá outras providências. Bahia. Governo da Bahia. Disponível em: Lei Delegada 11/80/ Lei Delegada n.º 11 de 29 de dezembro de 1980, Governo do Estado da Bahia (jusbrasil.com.br). Acesso em: 04 ago. 2021.
BARALDI, Ivete Maria; GAERTNER, Rosinéte. Contribuições da CADES para a Educação (Matemática) Secundária no Brasil: uma descrição da produção bibliográfica (1953-1971). BOLEMA: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 23, n. 35A, p. 159-183, abr. 2010.
BOAVENTURA, Edivaldo Machado. Origem e formação do sistema estadual de educação superior da Bahia. In: BOAVENTURA, Edivaldo Machado. A construção da universidade baiana: objetivos, missões e afrodescendência. Salvador: EDUFBA, 2009.
BRASIL. Conselho Federal de Educação. Parecer n. 292, aprovado em 14 de novembro de 1962. Dispõe sobre matérias pedagógicas para a licenciatura. Documenta. Brasília, DF, n. 10, p. 95-101, dez. 1962.
BRASIL. Resolução n.9, de 10 de outubro de 1969. Fixa os mínimos de conteúdos e duração para a formação pedagógica dos cursos de licenciatura. Brasília, DF: Ministério da Educação e Cultura, 1969.
BRASIL. Decreto-Lei n. 5692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o Ensino de 1º e 2º graus e dá outras providências. Brasília, DF: Câmara dos Deputados, 1971. Disponível em: Base Legislação da Presidência da República - Lei n.º 5692 de 11 de agosto de 1971 (presidencia.gov.br). Acesso em: 08 ago. 2021.
BRASIL. Resolução n.30, de 11 de julho de 1974. Fixa os mínimos de conteúdo e duração a observar na organização do curso de licenciatura em Ciências. Brasília, DF: Conselho Federal de Educação, p. 110-113, 1974a.
BRASIL. Parecer n. 1687, de 7 de junho de 1974. Trata do curso de Licenciatura em Ciências mínimos de conteúdo e duração. Brasília, DF: Conselho Federal de Educação, p. 220-227, 1974b.
BRASIL. Resolução n.37, de 14 de fevereiro de 1975. Dispõe sobre a implantação progressiva do curso de licenciatura em Ciências, a que se refere a Resolução n.30/74. Brasília, DF: Conselho Federal de Educação, p. 128-129, 1975.
CRUZ, Rossine Cerqueira. A inserção de Feira de Santana (BA) nos processos de integração produtiva e de desconcentração econômica nacional. 1999. Tese (Doutorado em Ciências Econômicas) – Instituto de Economia, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1999.
DINIZ, Ivanise Almeida. O ensino de matemática dos cursos técnicos do Centro Integrado Luiz Navarro de Brito em Alagoinhas - BA (1968 - 1979). 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) – Instituto de Física, Universidade Federal da Bahia/Universidade Estadual de Feira de Santana, Salvador/Feira de Santana, 2014.
FERREIRA, Joubert Lima. Fios, retalhos e pontos: tecituras sobre a profissionalização docente em matemática em Feira de Santana (1970-1991). 2017. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História em Ciências) – Instituto de Física, Universidade Federal da Bahia/Universidade Estadual de Feira de Santana, Salvador/Feira de Santana, 2017.
FERREIRA, Débora de Souza.; LIMA, Eliene Barbosa. Um ensino de matemática em um contexto de transformação socioeconômica: as atividades docentes de uma professora no Colégio Assis Chateaubriand de Feira de Santana (Bahia, 1970-1980). In: ENCONTRO NACIONAL DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 1., 2012, Vitória da Conquista, Ba. Anais [...]. Vitória da Conquista, BA: Universidade do Sudoeste da Bahia, 2012.
FREITAS, Nacelice Barbosa. O descoroamento da Princesa do Sertão: de “chão” a território, o “vazio” no processo da valorização do espaço. 2014. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2014.
FUFS [FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DE FEIRA DE SANTANA]. Regimento geral da Universidade de Feira de Santana. Feira de Santana: Universidade Estadual de Feira de Santana, 1973.
LIMA, Eliene Barbosa. Dos infinitésimos aos limites: a contribuição de Omar Catunda na modernização da análise moderna no Brasil. 2006. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) – Instituto de Física, Universidade Federal da Bahia/Universidade Estadual de Feira de Santana, Salvador, 2006.
LIMA, Eliene Barbosa. Matemática e Matemáticos na Universidade de São Paulo: Italianos, Brasileiros e Bourbakistas (1934-1958). 2012. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História em Ciências) – Instituto de Física, Universidade Federal da Bahia/ Universidade Estadual de Feira de Santana, Salvador, BA, 2012.
MENDES, Luciana Canário; CASIMIRO, Ana Palmira B. Santos. O processo de interiorização da educação superior em Vitória da Conquista/Bahia: a FFPVC. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. 69, p. 205-221, set. 2016.
MONTEIRO, Jhonatas Lima. Classes dominantes e indústrias em Feira de Santana nos anos 70: sugestões para pensar politicamente a industrialização periférica brasileira. In: ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA: PODER, CULTURA E DIVERSIDADE, 3., 2006, Caetité, BA. Anais [...]. [ S.I.: s.n.], 2006, p. 1-10.
MORAIS, Rosilda dos Santos; BERTINI, Luciane de Fatima; VALENTE, Wagner Rodrigues. A matemática do ensino de frações: do século XIX à BNCC. São Paulo: Livraria da Física, 2021. (Coleção História da Matemática em Estudos e no Ensino, 4).
NASCIMENTO, Thiago Rodrigues. A criação das licenciaturas curtas no Brasil. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.45, p.340-346, mar. 2012.
OLIVEIRA, Ana Maria Carvalho dos Santos. Feira de Santana em tempo de modernidade: olhares, imagens e práticas do cotidiano (1950-1960). 2008. Tese (Doutorado em História) – Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
OLIVEIRA, Matheus Brandão; SILVA, Maria Inês da Luz. A constituição do curso de matemática na Universidade Estadual de Feira de Santana-Bahia: breve panorama histórico (1970-1986). In: SEMINÁRIO TEMÁTICO: MATERIAIS DIDÁTICOS E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 17., 2019, Aracaju. Anais [...]. [S.I.: s.n.], 2019. p.1-15. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1usP_SEOKL_lhXBTh0qF1z_VkJ1QZ6Qcv/view. Acesso em: 15 mar. 2021
REIS, Frederico da Silva. A tensão entre Rigor e Intuição no ensino de cálculo de Análise: a visão de professores-pesquisadores e autores de livros didáticos. 2003. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.
SANTOS, Alane Carvalho. Feira de Santana nos tempos da modernidade: o sonho da industrialização. 2002. Dissertação (Mestrado em História) – Faculdade de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2002.
SILVA, Aldo José Morais. Natureza sã, civilidade e comércio em Feira de Santana: elementos para o estudo da construção de identidade social no interior da Bahia (1933-1927). 2000. Dissertação (Mestrado em História) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2000.
VENAS, Josenildes Oliveira. Caderno de Estágio Supervisionado de Matemática. Feira de Santana-Bahia, 1985.
VENAS, Josenildes Oliveira. Histórico Escolar da Licenciatura em Ciências do 1º grau. Feira de Santana-Bahia, 1986.
VENAS, Josenildes Oliveira Venas. Entrevista concedida a Matheus Brandão Oliveira e Eliene Barbosa Lima. Feira de Santana, 3 de junho. 2021.
VENAS, Josenildes Oliveira; ALBUQUERQUE, Ozéias Luís. Caderno de Cálculo I. Feira de Santana-Bahia 1986a.
VENAS, Josenildes Oliveira; ALBUQUERQUE, Ozéias Luís. Avaliação escrita. Feira de Santana-Bahia, 1986b.
VENAS, Josenildes Oliveira; ALBUQUERQUE, Ozéias Luís. Lista de Exercícios. Feira de Santana-Bahia, 1986c.
VENAS, Josenildes Oliveira; ARAÚJO, Raimundo Nascimento de. Caderno de Matemática I. Feira de Santana-Bahia, 1983.
VENAS, Josenildes Oliveira; ARAÚJO, Raimundo Nascimento de. Caderno de Matemática III. Feira de Santana-Bahia, 1984.
VENAS, Josenildes Oliveira; FRANÇA, Maria Hildete de Magalhães. Caderno de Álgebra I. Feira de Santana-Bahia, 1986.
VENAS, Josenildes Oliveira; FRANÇA, Maria Hildete de Magalhães. Caderno de Álgebra II. Feira de Santana-Bahia, 1987.
UEFS [UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA]. Portal. Nossa História. Disponível em: http://www.uefs.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=12. Acesso em: 29 set. 2020.
VINÃO, Antônio. Cadernos à vista: Escola, memória e cultura escrita. In: Mignot, Ana Chrystina Venancio (Org.). Os Cadernos escolares como fonte histórica: Aspectos metodológicos e historiográficos. Ed: Uerj, 2008. p. 15-28.
ZANETIC, João; SOARES, Vera Lúcia. Uma polêmica longa sobre a Licenciatura Curta.... Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, n.3, v.2, p. 67-82, set. 1980.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Eliene Barbosa Lima, Maria Inês da Luz Silva, Matheus Brandão Oliveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
This journal provides open access to all of it content on the principle that making research freely available to the public supports a greater global exchange of knowledge. Such access is associated with increased readership and increased citation of an author's work. For more information on this approach, see the Public Knowledge Project, which has designed this system to improve the scholarly and public quality of research, and which freely distributes the journal system as well as other software to support the open access publishing of scholarly resources. The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
The Perspectiva allow the author(s) yo hold the copyright without restrictions as well as publishing rights. If the paper will be republished later in another format, the author(s) should inform that it has originally been published as article in Perspectiva Journal and quote the complete references.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional