Didática hoje: entre o “normal”, o híbrido e a reinvenção
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e85552Palavras-chave:
Escola “normal”, Ensino híbrido, Reinvenção da Didática na perspectiva crítica e interculturalResumo
A pandemia de Covid-19 afetou diferentes dimensões da vida social, tais como a economia, o comércio e o setor produtivo, as relações sociais e familiares, as atividades esportivas e recreativas, entre outras. As desigualdades sociais, já presentes na nossa sociedade, se reforçaram. Certamente, os processos educacionais foram fortemente afetados. Muitas e plurais foram as questões enfrentadas pelos sistemas de educação, escolas, professores/as, alunos/as, famílias, nos diferentes níveis de ensino. Situando-nos na perspectiva da pós-pandemia, podemos nos perguntar: Que escola somos chamados a construir/reconstruir? Que dinâmicas escolares queremos privilegiar? Que desafios essas questões suscitam para a Didática? Essas são as provocações que orientam o presente texto. Nele, pretendemos abordar algumas alternativas que permeiam as discussões atuais sobre essa problemática, que sintetizamos da seguinte maneira: a volta à escola “normal”, a escola informada pelo “ensino híbrido” e a “reinvenção” da educação escolar. Analisamos cada uma delas no que se refere a suas implicações para os processos de ensino-aprendizagem e defendemos a posição de que vivemos um momento privilegiado para repensar o papel da escola e da Didática em novas configurações e perspectivas, numa abordagem crítica e intercultural.
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