A Didática Histórico-Crítica: contribuições para o ato educativo

Autores

  • Lenilda Rego Albuquerque de Faria Universidade Federal do Acre

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e88370

Palavras-chave:

Pedagogia Histórico-Crítica, Didática Histórico-Crítica, Ensino-aprendizagem, Formação omnilateral

Resumo

O artigo analisa as contribuições da Didática Histórico-Crítica para o processo ensino-aprendizagem, para a formação de professores e a prática docente. Para tanto, indaga-se sobre as contribuições da Didática Histórico-Crítica para o processo ensino-aprendizagem e focaliza-se as bases teórico-metodológicas da teoria pedagógica sistematizada por Dermeval Saviani, de modo a evidenciar as implicações pedagógico-didáticas para o ato educativo. No que tange às referências teórico-metodológicas, a pesquisa tem seus fundamentos na teoria do ser social de Marx e em seu método crítico-dialético. Recorre-se à pesquisa bibliográfica, notadamente a textos e livros de pensadores marxianos e marxistas. A Didática é compreendida como teoria do ensino como uma totalidade concreta, portanto, é a ciência do processo de ensinar e de aprender. Os resultados apontam para a objetividade e a potência pedagógica do método pedagógico da PHC, como também sinalizam para a necessidade do método dialético na compreensão da prática educativa e suas finalidades educativas na ordem social capitalista. A contribuição da didática para a formação e para a prática docente consiste na produção de um conhecimento que potencialize as condições de efetivação do processo ensino-aprendizagem, tendo a prática social dos estudantes como ponto de partida e de chegada, com vistas a contribuir com a formação omnilateral dos indivíduos.

Palavras-chave: Pedagogia histórico-crítica. Didática histórico-crítica. Formação omnilateral

 

Referências

CHEPTULIN, Alexandre. A dialética materialista: categorias e leis da dialética. Tradução de Leda Rita Cintra Ferraz. São Paulo: Alfa-Ômega, 1982. (Coleção Filosofia, v. 2)

DUARTE. Newton, A catarse na pedagogia histórico-crítica. In: SAVIANI, Dermeval; DUARTE. Newton. Conhecimento escolar e lutas de classes: a pedagogia histórico-crítica contra a barbárie. Campinas, SP: Autores Associados, 2021c.

FARIA, Lenilda Rêgo Albuquerque de. As orientações educativas contra-hegemônicas das décadas de 1980 – 1990 e os rebatimentos pós-modernos na didática a partir da visão de estudiosos. 2011. 342 p. Tese de doutorado – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – USP, São Paulo, 2011.

LEFEBVRE, Henri. Lógica formal/lógica dialética. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1975.

MÉSZÁROS, István. Marx “filosófo”. In: HOBSBAWN, Eric J. et al. (Orgs.). História do marxismo. Tradução de Carlos Nelson Coutinho e Nemésio Salles. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983. p. 157-196.

RIGON, Algacir José. Pensamento empírico e pensamento teórico: por uma pedagogia que valorize o saber escolar. In: Trajetórias e processos de ensinar e aprender: didática e formação de professores: XIV ENDIPE. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008. Cd. 1.

SAVIANI, Dermeval. Perspectiva marxiana do problema: subjetividade-intersubjetividade. In: DUARTE, Newton (Org.). Crítica ao fetichismo da individualidade. Campinas: Autores Associados, 2004. p. 21-52.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 9. ed. São Paulo: Autores Associados, 2005.

SAVIANI, Dermeval. A pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas: Autores Associados, 2008a. (Coleção Memória da Educação).

SAVIANI, Dermeval. A recepção de Gramsci na educação brasileira e a importância da ortodoxia. Conferência proferida em 18 ago. 2010a. Campinas: FE-UNICAMP, 2010a.

SAVIANI, Dermeval. Interlocuções pedagógicas: conversa com Paulo Freire e Adriano Nogueira e 30 entrevistas sobre educação. Campinas: Autores Associados, 2010b. (Coleção Memória da educação).

SAVIANI, Dermeval. Entrevista. Catarse na pedagogia histórico-crítica: a concepção de Saviani. In: MARTINS, Marcos Francisco; CARDOSO, Mario M. Ruiz. Crítica Educativa. Sorocaba-SP, v. 1, n. 1, p. 163-217, jan./jun. 2015. ISSN: 2447-4223.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica. Quadragésimo ano: novas aproximações. Campinas, SP: Autores Associados, 2019.

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. 44. ed. Campinas: Autores Associados, 2022.

VIEIRA PINTO, Álvaro. Sete lições sobre educação de adultos. Introdução e entrevista de Dermeval Saviani e Betty Antunes de Oliveira: versão final revista pelo autor. 16. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

Downloads

Publicado

2022-10-03

Como Citar

Rego Albuquerque de Faria, L. (2022). A Didática Histórico-Crítica: contribuições para o ato educativo. erspectiva, 40(3). https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e88370

Edição

Seção

A Didática em debate: questões contemporâneas