Intervenção etnográfica participativa no Ensino Médio: a incorporação de blogs e tecnologias digitais na prática pedagógica de Língua Portuguesa em escolas públicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e95330

Palavras-chave:

Intervenção Etnográfica, Letramento Digital, Formação de professor

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa que teve como objetivo intervir etnograficamente e de forma participativa com um professor da terceira série do Ensino Médio em uma escola pública estadual em Londrina, PR. A pesquisa buscou auxiliar o professor no desenvolvimento de práticas pedagógicas que envolvessem habilidades de produção de textos multimídia, com foco no letramento digital. A pesquisa seguiu uma abordagem etnográfica colaborativa, baseada nas propostas teórico-metodológicas da Linguística Aplicada. A intervenção ocorreu por meio do acompanhamento do processo de planejamento, execução e avaliação das atividades, com o intuito de auxiliar o professor na recontextualização de sua prática docente. O estudo concentrou-se em atividades de linguagem que envolviam textos multimodais em um blog, construído a partir de pesquisas por WebQuest e produção de texto utilizando o Google Docs. Os resultados apontaram alternativas para o trabalho docente, transformando a sala de aula em um ambiente que valoriza a produção multimodal no contexto educacional. Espera-se que os resultados desta pesquisa contribuam para ampliar o repertório pedagógico dos professores de Língua Portuguesa, fornecendo estratégias e recursos que promovam o letramento digital e incentivem a produção multimodal de textos. Além disso, o estudo visa refletir sobre a importância da formação continuada de professores e a integração das tecnologias digitais no ensino da língua portuguesa, preparando os alunos para os desafios da sociedade contemporânea.

Biografia do Autor

Claudia de Faria Barbeta, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (PR) Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (1991) e Mestrado em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (2003). Integrante do Grupo de Pesquisa Multiletramentos: teorias, práticas e formação docente UTFPR - campus Londrina. Atua nas linhas de pesquisa: fundamentos e metodologias para o Ensino de Ciências Humanas; letramento digital; linguagem e tecnologia; aplicação de tecnologias digitais na área educacional. Tem experiência em Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos e Ensino Superior. Atua também em cursos de pós-graduação, com ênfase em Formação de Professores, principalmente nos seguintes temas: metodologia de pesquisa, letramento digital, tecnologia digitais na educação, educação a distância, língua portuguesa, comunicação oral acadêmico e empresarial, letramento acadêmico. 

Referências

ABAR, C. A. A. P.; BARBOSA, L. M. WebQuest: um desafio para o professor!. São Paulo: Avercamp, 2008.

BACICH, L. WebQuest: como organizar uma atividade significativa de pesquisa. Inovação na Educação (blog), São Paulo, 22 mar. 2020. Disponível em: https://lilianbacich.com/2020/03/22/webquest-como-organizar-uma-atividade-significativa-de-pesquisa. Acesso em: 07 jun. 2023.

BARRETO, R. G. Tecnologias na formação de professores: o discurso do MEC. Educação e Pesquisa. São Paulo, v.29, n.2, p. 271-286, jul./dez., 2003. DOI https://doi.org/10.1590/S1517-97022003000200006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/MRwwvNW96vhWWLLvKqzYjSC/?lang=pt. Acesso em: 27 out 2022.

BORTONI-RICARDO, S.M. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.

BOTTENTUIT JUNIOR, J. B.; LISBÔA, E. S.; COUTINHO, C. P. Google Educacional: utilizando ferramentas Web 2.0 em sala de aula. Revista Educaonline. v. 5, p. 17-44, 2011. Disponível em: https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/163. Acesso em: 17 mar. 2023.

BRASIL, Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. 2018.

BUZATO, M. E. K. Letramentos Digitais e Formação de Professores. In: III Congresso Ibero-americano Educarede, 2006, São Paulo. Anais... São Paulo: CENPEC, p. 81-86, 2006. Disponível em https://bit.ly/3JMvExH. Acesso em: 23 mar. 2023.

BUZATO, M.E.K. Cultura digital e apropriação ascendente: apontamentos para uma educação 2.0. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 3, p. 283-303, dez. 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-46982010000300014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/Dc84sCHc3YhrBVhCXWNCXzt/?lang=pt. Acesso em: 14 maio 2022.

CHANAN, A. A. C. Quem conta um conto aprende um ponto: pôsteres digitais e letramentos múltiplos. 2015 Dissertação (Mestrado em Estudo da Linguagem), UEL, Londrina.

CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed, 2000.

CHINNERY, G. You’ve Got some GALL: Google-Assisted Language Learning. Language Learning and Technology, v. 12, n. 1, p. 3-11, 2008. DOI: http://dx.doi.org/10125/44126. Disponível em: https://scholarspace.manoa.hawaii.edu/items/12a70628-dc85-4200-a73e-fb52f656fd30. Acesso em: 16 abril 2023.

CONNER, N. Google Apps: The missing manual. Sebastopol, CA: O'Reilly Media, 2008.

DAMIANI, M. F. et al. Discutindo pesquisas do tipo intervenção pedagógica. Cadernos de Educação (UFPel), v. 45, p. 57-67, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/3822. Acesso em: 22 out. 2022.

DAMIANI, M. F. Sobre pesquisas do tipo intervenção - Painel: as pesquisas do tipo intervenção e sua importância para a produção de teoria educacional. In: XVI Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2012, Campinas. Anais....Campinas: Unicamp, p. 1-9, 2012.

DODGE, B.; MARCH, T. Some thoughts about WebQuests. 1995. Disponível em: https://jotamac.typepad.com/jotamacs_weblog/files/WebQuests.pdf . Acesso em: 22 jun. 2023.

ELIAS, C. R.; AXT, M. Quando aprender é perder tempo...compondo relações entre linguagem, aprendizagem e sentido. Psicologia e Sociedade, v. 16, n. 3, p. 17-28, set/dez. 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-71822004000300003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/psoc/a/wgRtDvCCswStYmYhMTr6xCH/?lang=pt. Acesso em: 22 out. 2022.

FERREIRA, A. R.; FARIAS, I. M. S.; FRANCISCO, D. J. Formação inicial de professores para integrar as tecnologias digitais da informação e comunicação ao processo de ensino e aprendizagem: estudo de caso do projeto político pedagógico no curso de pedagogia da UFAL. In: CIET: ENPED, 2018, São Carlos. Anais... São Carlos, 2018. Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/247. Acesso em: 05 jan. 2023.

GERALDI, J.W. Linguagem e ensino: exercícios de militância e divulgação. Campinas: Mercado de Letras, 2005.

GIROUX, H. A. Os Professores Como Intelectuais. Porto Alegre: Artmed Editora, 1997.

GOMES, M. J. Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica. In: VII Simpósio Internacional de Informática Educativa, 2005, Leiria, Portugal. Anais… Leiria, Portugal, 2005.Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/4499/1/Blogs-final.pdf. Acesso em: 05 jan. 2023.

KLEIMAN, A. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, A. (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 1995.

LANKSHEAR, C.; KNOBEL, M. New Literacies: Everyday practices e classroom learning. McGraw Hill, New York. 2011.

LEITE, L. Gramática e literatura: desencontros e esperanças. In: GERALDI, J. W. (Org.). O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 2001, p. 17-25.

LÉVY, P. Cibercultura. Trad. Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1999.

MAFRA, N. D. F.; MOREIRA, V. Letramento digital e formação docente. In: GONÇALVES, A. V.; PETRONI, M. R. (Orgs.). Formação de professores: o múltiplo e o complexo. Dourados: Editora UFGD, 2012, p. 193-219.

MARCUSCHI, L.A. Gêneros textuais emergentes no contexto da tecnologia digital. In. MARCUSCHI, L.A.; XAVIER, A.C (Orgs.) Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção de sentido. Rio de Janeiro: Lucerna, 2010, p. 13-67.

MERCADO, L. P. L.; VIANA, M. A. P. Formação de professores para aprendizagem na Internet: o webquest como investigação orientada. In: MERCADO, L. P. L.; VIANA, M. A. P. (org.). Projetos utilizando Internet: a metodologia WebQuest na prática. Maceió: EDUFAL, 2004.

MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21. ed. Campinas: Papirus, 2013.

O'REILLY, T. What Is Web 2.0: Design Patterns and Business Models for the Next Generation of Software. International Journal of Digital Economics, nº 65, p. 17-37, mar. 2007.

OXNEVAD, S. 6 Powerful Google Docs Features to Support the Collaborative Writing Process. Getting Smart (blog). 03 de setembro de 2012. Disponível em: https://www.gettingsmart.com/2012/09/03/google_docs_for_collaborative_writing/#section-comments. Acesso em: 17 mar. 2023.

PERRON, B.; SELLERS, J. A review of the collaborative and sharing aspects of Google Docs. Research on Social Work Practice, v. 21, p. 489-490, 2011. DOI: https://doi.org/10.1177/1049731510391676. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1049731510391676. Acesso em: 14 jun. 2023.

PINHEIRO, P. A. Web 2.0 e saber-fluxo: novas questões de letramento digital. Confluência – Revista do Instituto de Língua Portuguesa, n. 37-38, p. 193-214, 2010. Disponível em: https://confluencia.emnuvens.com.br/rc/article/view/685. Acesso em: 21 maio 2023.

REZENDE, M.V. Formação Inicial de Professores de Língua Portuguesa para a Era Digital. 2015. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - UEL, Londrina.

RODRIGUES,G.S. Novas tecnologias, letramentos e gêneros textuais digitais: interatividade no ensino de línguas. In: VI SEPesq Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação UniRitter, 2010, Porto Alegre. Anais… Porto Alegre, 2010.

ROJO, R. Gêneros discursivos do Círculo de Bakhtin e Multiletramentos. In: ROJO, R. (org). Escola Conectada: Os Múltiplos Letramentos e as TICs. São Paulo: Parábola, 2013, pp. 13-36.

ROJO, R.; BARBOSA, J. Hipermodernidade, Multiletramento e Gêneros Discursivos. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

SANTOS, D.E. As NTIC na licenciatura de Letras: trilhando caminhos para o letramento digital. 2015 Dissertação ( Mestrado em Estudo da Linguagem), UEL, Londrina.

SHARP, V. Computer education for teachers: Integrating technology into classroom teaching. 6. ed. Hoboken, N.J.: John Wiley, 2009.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

VALENTE, J. A.; ALMEIDA, F. J. Visão analítica da informática na educação: a questão da formação do professor. Revista Brasileira de Informática na Educação, Sociedade Brasileira de Informática na Educação, n. 1, p. 45-60, 1997.

VETROMILLE-CASTRO, R. Conversa com Rafael Vetromille-Castro. In: SILVA, K. A.; ARAGÃO, R. C.(Orgs.). Conversas com Formadores de Professores de Línguas: Avanços e Desafios. Campinas: Pontes, 2013, v. 1, p. 229-239.

XAVIER, A. C. As tecnologias e a aprendizagem (re)construcionista no século XXI. Hipertextus Revista Digital. Volume 1, 2007. Disponível em: http://arquivohipertextus.epizy.com/volume1/artigo-xavier.pdf?i=1. Acesso em: 18 mar. 2023.

XAVIER, A. C. Letramento digital e ensino. In: FERRAZ, C. & MENDONÇA, M. Alfabetização e letramento: conceitos e relações.

Downloads

Publicado

2024-02-01

Como Citar

Barbeta, C. de F. (2024). Intervenção etnográfica participativa no Ensino Médio: a incorporação de blogs e tecnologias digitais na prática pedagógica de Língua Portuguesa em escolas públicas. Perspectiva, 42(2), 1–22. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e95330

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua