Prática social e instituição escolar nos governos FHC: uma abordagem ontológica
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumo
O objetivo deste artigo é contribuir para a construção da categoria prática escolar na cotidianidade da escola, na sua condição específica de espaço social de implementação da reforma educacional brasileira da década de 1990 por meio das formulações sobre a formação humana e a sociologia da vida cotidiana de Gyorgy Lukács e Ágnes Heller. Estes autores põem-se como objetivo o entendimento da socialização do ser humano na sua reprodução singular mediante a da prática social na cotidianidade. Para tanto, consideram que tais práticas, no seu conjunto, realizam a reprodução social da vida humana, por múltiplos processos mediados, tendo – em última instância – o trabalho simples como elemento que funda essas práticas.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.