Prática social e instituição escolar nos governos FHC: uma abordagem ontológica

Autores

  • João dos Reis Silva Júnior UFSCAR - São Carlos - SP

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

O objetivo deste artigo é contribuir para a construção da categoria prática escolar na cotidianidade da escola, na sua condição específica de espaço social de implementação da reforma educacional brasileira da década de 1990 por meio das formulações sobre a formação humana e a sociologia da vida cotidiana de Gyorgy Lukács e Ágnes Heller. Estes autores põem-se como objetivo o entendimento da socialização do ser humano na sua reprodução singular mediante a da prática social na cotidianidade. Para tanto, consideram que tais práticas, no seu conjunto, realizam a reprodução social da vida humana, por múltiplos processos mediados, tendo – em última instância – o trabalho simples como elemento que funda essas práticas.

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Publicado

2003-01-01

Como Citar

Júnior, J. dos R. S. (2003). Prática social e instituição escolar nos governos FHC: uma abordagem ontológica. Perspectiva, 21(2), 303–328. https://doi.org/10.5007/%x