Acesso a embalagem do livro infantil

Autores

  • Flávia Brocchetto Ramos UCS - Caxias do Sul - RS
  • Neiva Senaide Petry Panozzo UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

A formação de um leitor competente exige a interação com diferentes códigos e deve iniciar ainda na infância. Como circulam nas escolas livros infantis, propõe-se a leitura da capa dos mesmos, a partir da visualidade e da palavra, a fim de instrumentalizar os docentes para desenvolver a competência leitora das crianças, através da interação com diferentes códigos, como também orientar o processo de apreensão da obra. Nesse sentido, este estudo apresenta uma proposta de leitura para a capa de Balaio de gatos e Todo cuidado é pouco, buscando orientar o processo de apreensão das obras a partir de pressupostos da teoria semiótica de Greimas (1991) e de reflexões de Zilberman (1984). Na seqüência, elabora-se um roteiro de leitura de capas de livros, o qual pode ser empregado pelos professores como uma abordagem do livro infantil.

Downloads

Publicado

2005-01-01

Como Citar

Ramos, F. B., & Panozzo, N. S. P. (2005). Acesso a embalagem do livro infantil. Perspectiva, 23(1), 115–130. https://doi.org/10.5007/%x