Pesquisa


 
Edição Título
 
v. 35, n. 3 (2017): Perspectiva V. 35 n. 3 2017 Formação continuada de professores dos anos iniciais: “Seminário de Boas Práticas” como proposta de formação e integração docente Resumo  PDFA
Mariana Vaitiekunas Pizarro, Regina Célia dos Santos Nunes Barros, Marli Aparecida Bartholomae da Silva
 
v. 35, n. 1 (2017): Formação de Professores de Ciências Sociais Curso de Ciências Sociais: currículo, mercado de trabalho e formação docente Resumo  PDFA
Amaury Cesar Moraes
 
v. 34, n. 1 (2016): Saberes Matemáticos no curso primário brasileiro 1890-1970 Formação de professores de história: o princípio investigativo como fundamento da prática de ensino Resumo  PDF/A
Marlene Rosa Cainelli, Márcia Teté Elisa Ramos, Maria de Fátima da Cunha
 
v. 35, n. 1 (2017): Formação de Professores de Ciências Sociais O currículo das Licenciaturas em Ciências Naturais e Matemática em cursos a distância nos Institutos Federais do Brasil Resumo  PDFA
Roberta Pasqualli, Marie Jane Soares Carvalho
 
v. 37, n. 2 (2019): Dossiê: A Decolonização da Pesquisa em Educação: Culturas Africanas, Afrobrasileiras e Indígenas Educação, relações etnicorraciais e decolonização na práxis de professores/as Resumo  PDFA
Elison Antonio Paim, Patrícia Magalhães Pinheiro, Josiane Beloni de Paula
 
v. 37, n. 2 (2019): Dossiê: A Decolonização da Pesquisa em Educação: Culturas Africanas, Afrobrasileiras e Indígenas Apontamentos para a formação de professores na perspectiva ético-política e da filosofia da práxis Resumo  PDFA
Roberto Francisco de Carvalho, Deise Mancebo
 
v. 37, n. 2 (2019): Dossiê: A Decolonização da Pesquisa em Educação: Culturas Africanas, Afrobrasileiras e Indígenas Formação continuada de professores: aproximações e distanciamentos entre as redes de ensino de Blumenau, Gaspar e Timbó Resumo  PDFA
Simone Genske, Ana Paula Cerutti, Rita Buzzi Rausch
 
v. 36, n. 1 (2018): Imagens & palavras na literatura para a infância Epistemologia da práxis na formação de professores: perspectiva crítica emancipadora Resumo  PDFA
Kátia Augusta Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva
 
v. 36, n. 1 (2018): Imagens & palavras na literatura para a infância Formação docente e superação do bullying: um desafio para tornar a convivência ética na escola Resumo  PDFA
Luciene Regina Paulino Tognetta, Rafael Petta Daud
 
v. 36, n. 3 (2018): Volume 36, número 3, 2018 Formação de professores: os currículos das licenciaturas na expansão universitária Resumo  PDFA (Español (España))
Maria Celia Borges, Diana Rosa Martín Sospedra
 
v. 35, n. 1 (2017): Formação de Professores de Ciências Sociais Articulação entre universidade e escola públicas: o caso do curso de pós-graduação lato sensu em ensino de sociologia da UFRJ Resumo  PDFA
Anita Handfas, Julia Polessa Maçaira
 
v. 35, n. 2 (2017): Formação de Professores em ensaios: pesquisa, educação e universidade O professor da educação básica como formador de seus pares: possibilidades para a profissionalização docente Resumo  PDFA
Clayton José Budin, Flavia Medeiros Sarti
 
v. 36, n. 4 (2018): Dossiê Educação geográfica e suas nuances nos processos de ensinar e aprender Instituições que educam: a formação do professor de geografia no surgimento das universidades brasileiras Resumo  PDFA
Lucas Ferraz Frauches Carvalho, Rafael Straforini
 
v. 34, n. 1 (2016): Saberes Matemáticos no curso primário brasileiro 1890-1970 Lugares, ações e intenções como possibilidades de análise: discursos sobre a escola primária rural e a formação de seus professores (Santa Catarina 1942-1955) Resumo  PDF/A
Elaine Aparecida Teixeira Pereira, Maria das Dores Daros
 
v. 36, n. 4 (2018): Dossiê Educação geográfica e suas nuances nos processos de ensinar e aprender O uso de estratégias autorregulatórias para aprender e para ensinar: formação de professores Resumo  PDFA
Luciana Toaldo Gentilini Ávila, Amanda Pranke, Lourdes Maria Bragagnolo Frison
 
v. 33, n. 1 (2015): Professor alfabetizador: formação, ensino e aprendizagem Prática docente no Ensino Superior: a formação pedagógica como mobilizadora de mudança Resumo  PDFA
Kelen dos Santos Junges, Marilda Aparecida Behrens
 
v. 34, n. 2 (2016): Cooperações Educacionais entre países Sul-Sul: análises e perspectivas sobre o Timor-Leste e Moçambique Marcadores Identitários do professor de Biologia de Timor-Leste: um estudo a partir de uma experiência de cooperação internacional Resumo  PDFa
Marina Pereira Reis, Verónica Marcela Guridi, Elisabeth Barolli
 
v. 31, n. 2 (2013): Trabalho e Educação de Jovens e Adultos trabalhadores no cenário subalterno do capital-imperialismo Formação inicial e a manifestação dos acadêmicos sobre a relação teoria e prática Resumo  PDFA
Susana Soares Tozetto, Thais de Sá Gomes
 
v. 35, n. 4 (2017): Filosofia, Arte e Educação: Experiências em Pensamento Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo: construção de conceitos e habilidades didáticas Resumo  PDFA
Sidinei Oliveira Sousa, Adriana Aparecida Lima Terçariol, Raquel Rosan Christino Gitahy
 
v. 35, n. 1 (2017): Formação de Professores de Ciências Sociais Formação de professores para o ensino de Antropologia no Brasil e na Argentina Resumo  PDFA
Amurabi Oliveira, Maximiliano Rúa
 
v. 37, n. 2 (2019): Dossiê: A Decolonização da Pesquisa em Educação: Culturas Africanas, Afrobrasileiras e Indígenas Relações étnico-raciais na formação de professores/as de teatro Resumo  PDFA
Monique Priscila de Abreu Reis, Tatiane Cosentino Rodrigues
 
v. 35, n. 1 (2017): Formação de Professores de Ciências Sociais Representações sociais e identidade docente: um estudo de caso na formação de professores em ciências sociais da UFRN Resumo  PDFA
Elda Silva do Nascimento Melo, Karla Michelle de Oliveira
 
v. 34, n. 2 (2016): Cooperações Educacionais entre países Sul-Sul: análises e perspectivas sobre o Timor-Leste e Moçambique Brasil e Timor-Leste: reflexões sobre formação de professores universitários e cooperação educacional Resumo  PDFA
Raquel Antunes Scartezini, Manuel Belo de Carvalho
 
v. 31, n. 2 (2013): Trabalho e Educação de Jovens e Adultos trabalhadores no cenário subalterno do capital-imperialismo Formação de educadores de jovens e adultos do campo: quase tudo por fazer Resumo  PDFA
Marlene Ribeiro
 
v. 37, n. 1 (2019): Dossiê Imagens, mídias e práticas corporais A Interdisciplinaridade constituindo o discurso pedagógico na Formação de Professores de Química em um curso preparatório para o ENEM Resumo  PDFA
Josiele Oliveira da Silva, Maira Ferreira
 
v. 35, n. 2 (2017): Formação de Professores em ensaios: pesquisa, educação e universidade Possibilidades e limites da formação continuada na escola sob a orientação de política educativa performática Resumo  PDFA
Vania Finholdt Ângelo Leite, Cristina Spolidoro Freund
 
v. 32, n. 1 (2014): Educação de Jovens e Adultos: sujeitos e os espaços de mediações educativas Software Livre e Educação: uma relação em construção Resumo  PDF/A
Maria Helena Silveira Bonilla
 
v. 35, n. 2 (2017): Formação de Professores em ensaios: pesquisa, educação e universidade As produções de si com(o)outro: aprendizagem e produção de alteridades Resumo  PDFA
Álamo Pimentel
 
v. 35, n. 1 (2017): Formação de Professores de Ciências Sociais A formação de professores: uma questão epistemológica? Resumo  PDFA (Español (España))
Diana Estela Pipkin
 
v. 34, n. 1 (2016): Saberes Matemáticos no curso primário brasileiro 1890-1970 A formação matemática para o ensino dos saberes elementares em tempos de Reforma da Escola Normal do Paraná (Anos de 1920) Resumo  PDF/A
Iara da Silva França, Neuza Bertoni Pìnto
 
v. 31, n. 3 (2013): Escolarização e infância na América Latina: perspectivas etnológicas Programa online de formação de formadores: uma experiência envolvendo a parceria Universidade-Escola Resumo  PDF/A
Renata Portela Rinaldi
 
v. 36, n. 4 (2018): Dossiê Educação geográfica e suas nuances nos processos de ensinar e aprender Formação inicial de professores de geografia, aspectos estruturais para permanência e atuação na escola básica Resumo  PDFA
Aloysio Marthins Araujo Junior
 
v. 34, n. 2 (2016): Cooperações Educacionais entre países Sul-Sul: análises e perspectivas sobre o Timor-Leste e Moçambique (Pre)textos para pensar a cooperação educacional em Timor-Leste: algumas referências para o internacionalismo solidário Resumo  PDFA
Suzani Cassiani, Irlan von Linsingen, Patrícia Barbosa Pereira
 
v. 36, n. 2 (2018): Pesquisas em Formação de Professores que Ensinam Matemática Pesquisas em formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática sob a perspectiva da articulação entre o conhecimento do professor e a prática Resumo  PDFA
Regina Célia Grando, Rosana Giaretta Sguerra Miskulin
 
v. 36, n. 2 (2018): Pesquisas em Formação de Professores que Ensinam Matemática Números e operações aritméticas nas investigações com professores dos anos iniciais Resumo  PDFA
Maria Auxiliadora Bueno Andrade Megid, Rosana Catarina Rodrigues de Lima
 
v. 36, n. 4 (2018): Dossiê Educação geográfica e suas nuances nos processos de ensinar e aprender A formação inicial de professores de Geografia no Brasil e em Portugal: aspectos da constituição da identidade profissional docente Resumo  PDFA
Maria Anezilany Gomes do Nascimento, Sérgio Claudino Loureiro Nunes
 
v. 30, n. 3 (2012): Literatura, Infância e Ensino O espaço da escola na formação continuada de professores: lócus de conquistas ou mera formalidade? Resumo  PDF/A
Daniele Rorato Sagrillo, Sueli Menezes Pereira, Clarice Zientarski
 
v. 35, n. 1 (2017): Formação de Professores de Ciências Sociais A formação inicial de professores e a inserção em contextos escolares: um estudo bibliométrico Resumo  PDFA
Luciana Cristina Cardoso, Daniel Mill, Maria Iolanda Monteiro
 
v. 32, n. 3 (2014): Teoria Histórico-Cultural e Infância O Perfil Dialógico como critério de avaliação na formação online de professores-tutores Resumo  PDF
Priscila Barros David, Raquel Santiago Freire, Paula Patrícia Barbosa Ventura
 
v. 36, n. 2 (2018): Pesquisas em Formação de Professores que Ensinam Matemática Sentir-se professor ou professora de matemática: percurso de (trans)formação Resumo  PDFA
Silvia Maria Medeiros Caporale, Adair Mendes Nacarato
 
v. 32, n. 2 (2014): Ensino Médio e História Escolar O ensino médio brasileiro em questão: integração curricular e formação de professores Resumo  PDF
Helenice Aparecida Bastos Rocha, Marcelo de Souza Magalhães
 
v. 36, n. 2 (2018): Pesquisas em Formação de Professores que Ensinam Matemática A formação do professor reflexivo em um curso a distância Resumo  PDFA
Luciana Boff Turchielo, Rosane Aragón
 
v. 34, n. 2 (2016): Cooperações Educacionais entre países Sul-Sul: análises e perspectivas sobre o Timor-Leste e Moçambique Discurso, ideologia e ensino na contemporaneidade: a Escola como lugar (e não-lugar) de interpretação urbana e social Resumo  PDFA
Leandro Siqueira Palcha, Odisséa Boaventura Oliveira
 
v. 31, n. 2 (2013): Trabalho e Educação de Jovens e Adultos trabalhadores no cenário subalterno do capital-imperialismo Violência na Escola: considerações a partir da formação docente Resumo  PDFA
Jean Mac Cole Tavares Santos, Milene Rejane Pereira, Érica Renata Clemente Rodrigues
 
v. 36, n. 1 (2018): Imagens & palavras na literatura para a infância O mestre de meninos no templo da inteligência: reflexões sobre a atuação dos professores normalistas e pedagogos no campo educacional Resumo  PDFA
Rossano Silva
 
v. 33, n. 1 (2015): Professor alfabetizador: formação, ensino e aprendizagem Sobre a formação do professor alfabetizador: contributos para a caracterização do conhecimento de base do professor alfabetizador Resumo  PDFA
Íris Susana Pires Pereira, Fernanda Leopoldina Viana, Cristina Vieira da Silva
 
v. 37, n. 2 (2019): Dossiê: A Decolonização da Pesquisa em Educação: Culturas Africanas, Afrobrasileiras e Indígenas A função da escrita na formação inicial de professores: a tradição e a inovação no ensino de língua portuguesa Resumo  PDFA
Emerson Pietri
 
v. 36, n. 2 (2018): Pesquisas em Formação de Professores que Ensinam Matemática La Salle e a formação de mestres-professores: as orientações contidas no guia das escolas cristãs para o ensino da aritmética Resumo  PDFA
Andreia Dalcin
 
v. 30, n. 1 (2012): Educação a distância na formação de professores Educação a distância como mídia-educação Resumo  PDF ()  PDF/A
Andrea Brandão Lapa, Maria Luiza Belloni
 
v. 36, n. 2 (2018): Pesquisas em Formação de Professores que Ensinam Matemática A integração da tecnologia na planificação de aulas na perspectiva do ensino exploratório: um estudo com futuros professores de matemática Resumo  PDFA
Hélia Oliveira, Ana Henriques, Luis Fabián Gutiérrez-Fallas
 
v. 30, n. 1 (2012): Educação a distância na formação de professores Pressupostos, intenções e práticas de um curso a distância: as contribuições das percepções dos alunos para a avaliação do modelo Resumo  PDF ()  PDF/A
Rosane Aragón de Nevado, Crediné Silva de Menezes
 
v. 33, n. 2 (2015): Tecnologias móveis na escola: tensões entre as políticas públicas e suas (re)configurações nas práticas Parceria interinstitucional entre universidade e movimento social do campo para a formação de professores Resumo  PDF/A
Marilda de Oliveira Costa
 
v. 32, n. 2 (2014): Ensino Médio e História Escolar Um panorama das tecnologias digitais da informação e comunicação na educação: desafios, habilidades e incentivos estatais Resumo  PDF
Márcia Gorett Ribeiro Grossi, Carla Fernanda Gonçalves, Sandra Pedrosa Tufy
 
v. 34, n. 2 (2016): Cooperações Educacionais entre países Sul-Sul: análises e perspectivas sobre o Timor-Leste e Moçambique Potencialidades e limitações de um trabalho colaborativo sobre frações com estudantes de Pedagogia Resumo  PDFA
Marlene Menegazzi, Andreia Dalcin
 
v. 30, n. 1 (2012): Educação a distância na formação de professores Liberalismo e formação de professores para educação de surdos Resumo  PDF ()  PDF/A
Fernanda de Camargo Machado, Márcia Lise Lunardi Lazzarin
 
v. 36, n. 2 (2018): Pesquisas em Formação de Professores que Ensinam Matemática A construção de identidades em uma comunidade de prática na visão dos participantes Resumo  PDFA
Lilian Aragão da Silva, Andréia Maria Pereira de Oliveira
 
v. 36, n. 2 (2018): Pesquisas em Formação de Professores que Ensinam Matemática De espaço de mediação a oficinas experiências: uma formação possível com professores que ensinam matemática Resumo  PDFA
Débora Regina Wagner, Cláudia Regina Flores
 
v. 34, n. 2 (2016): Cooperações Educacionais entre países Sul-Sul: análises e perspectivas sobre o Timor-Leste e Moçambique Teoria dos Modos de Saber e Educação Dialógica em Cursos de Formação de Professores a Distância: conduta dos tutores nas atividades de estudo Fórum Resumo  PDFA
Elena Maria Mallmann
 
v. 30, n. 2 (2012): Educação Ambiental Os projetos político-pedagógicos dos cursos de pedagogia e os temas ambientais: o caso das universidades federais brasileiras Resumo  PDF/A
Maíra Gesualdo de Oliveira, Luiz Marcelo de Carvalho
 
v. 22, n. 2 (2004): Dossiê - Juventude e Educação A colonização da utopia nos discursos sobre profissionalização docente Resumo  PDFA
Eneida Oto Shiroma, Olinda Evangelista
 
v. 27, n. 2 (2009): Dossiê - Ontologia crítica e conhecimento em Educação A moratória profissional do Magistério: ensaio de interpretação sociológica Resumo  PDF
Gilson Ricardo de Medeiros Pereira, Maria da Conceição Lima de Andrade
 
v. 28, n. 2 (2010): Dossiê - Letramentos em Contextos Educativos Saberes, valores e crenças sobre a prática docente no discurso do professor em formação Resumo  PDF
Juliana Alves Assis
 
v. 28, n. 1 (2010): Dossiê - Educação e Diversidade Étnico-Racial Entre o pensar e o conhecer: um lugar para a diferença na formação de professores Resumo  PDF
Ida Mara Freire
 
Edição Especial, janeiro - 1999 A formação de professores leigos nas áreas das fronteiras agrícolas do Brasil Central Resumo  PDFA
Ernesta Zamboni, Vera Lúcia S. De Rossi
 
Edição Especial, janeiro - 1999 A formação do professor de História Resumo  PDFA
Carlos Eduardo dos Reis
 
1 a 65 de 65 itens

Dicas para pesquisa:

  • O sistema de busca não diferencia maiúsculas ou minúsculas
  • Termos irrelevantes são ignorados pelo sistema de busca
  • São recuperados por padrão apenas artigos contendo todos os termos de busca (ex.: AND é implícito)
  • Combine múltiplos termos com OR para encontrar artigos contendo um ou outro termo; ex.: educação OR pesquisa
  • Use parênteses para criar buscas mais complexas; ex.: arquivo ((revista OR conferência) NOT teses)
  • Use aspas duplas para recuperar o termo exato; ex.: "Acesso Livre à informação"
  • Exclua termos utilizando - ou NOT; ex.: online -políticas ou online NOT políticas
  • Use * como caracter coringa; ex.: soci* moralidade recuperará documentos contendo "sociedade" ou "sociológico"