A psicogenética de Wallon e a educação infantil

Autores

  • Ana Beatriz Cerisara UFSC - Florianópolis - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

A psicologia juntamente com a sociologia, antropologia, história, linguística, entre outras, tem sido entendida como uma das áreas de conhecimento, que pode contribuir para a compreensão da prática das educadoras que atuam junto a crianças de Oa 6 anos em instituições de educação infantil. Vários têm sido os teóricos com quem as educadoras
têm procurado dialogar, entre eles Piaget, Vygotsky e Wallon. Neste artigo, levanto alguns aspectos da Psicogenética Walloniana que evidenciam a necessidade de um estudo mais aprofundado desta teoria e de suas relações com a educação infantil. Para isso, apresento uma síntese dos princípios epistemológicos que sustentam a teoria formulada por
Wallon, enfocando a análise em tomo do tema da EmoçlJo, por entender que'ela tem um papel fundamental no cotidiano das educadoras que trabalham com crianças de Oa 6 anos.

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Publicado

1997-01-01

Como Citar

Cerisara, A. B. (1997). A psicogenética de Wallon e a educação infantil. Perspectiva, 15(28), 35–50. https://doi.org/10.5007/%x