Professora alfabetizadora: um ofício e muitos fazeres

Autores

  • Liane Castro de Araujo Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Mary de Andrade Arapiraca Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Dinéa Maria Sobral Muniz Universidade Federal da Bahia (UFBA)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v33n1p179

Resumo

Neste artigo discute-se o ofício da professora alfabetizadora de crianças – assumindo o gênero feminino nele predominante – como aquele que envolve um saber-fazer relacionado a saberes diversos, vinculados às diferentes facetas do objeto de conhecimento: a língua escrita. Nesse ofício, importa considerar tanto as concepções de linguagem, de ensino e aprendizagem, quanto a dimensão sociocultural mais ampla do trânsito no universo da literatura, da tradição oral, da cultura lúdica infantil e dos diversos gêneros discursivos envolvidos nas práticas de leitura e escrita – aspectos fundamentais no âmbito de uma concepção de alfabetização em contexto de letramento, de múltiplos letramentos. Finalmente, articula-se esse ofício de muitos fazeres e saberes a uma formação docente crítica e reflexiva, que assegure às alfabetizadoras a autonomia e a autoria no seu saber e saber-fazer.

Biografia do Autor

Liane Castro de Araujo, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Mary de Andrade Arapiraca, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora da Faculdade de Educação e da Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Dinéa Maria Sobral Muniz, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora da Faculdade de Educação e da Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

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Publicado

2015-06-18

Como Citar

Castro de Araujo, L., de Andrade Arapiraca, M., & Sobral Muniz, D. M. (2015). Professora alfabetizadora: um ofício e muitos fazeres. Perspectiva, 33(1), 179–199. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v33n1p179

Edição

Seção

Dossiê Professor Alfabetizador: Formação Ensino e Aprendizagem