O papel da instituição escolar no fracasso de crianças de classes populares

Autores

  • Vera Lúcia Chacon Valença UNISUL - Tubarão - SC

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

A origem social das crianças desempenha um papel importante no seu futuro escolar, o que podemos observar desde as primeiras etapas da escolaridade primária. No processo adaptativo podemos considerar dois pólos: a criança e o meio. Priorizando a concepção dinâmica do desenvolvimento infantil ressaltamos o papel ativo da criança que é, em última análise o de agente de sua adaptação. O outro pólo, o meio, oferece suportes como faz exigências à criança. Nos referimos agora a este exemplo, nos detendo no meio escolar que nos induz a situar as contribuições e suportes, além das exigências do meio familiar. Priorizaremos, no tocante ao meio, àquele considerado "handicapé" ou seja: situaremos as inadaptações num nível social.

Biografia do Autor

Vera Lúcia Chacon Valença, UNISUL - Tubarão - SC

Graduação em Psicologia pela UNICAP (1969) e doutorado em Psicologia Aplicada - U.P V, França (1980). Fez Pós-Doutorado no IP-CNR, Roma-Itália.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

1985-01-01

Como Citar

Valença, V. L. C. (1985). O papel da instituição escolar no fracasso de crianças de classes populares. Perspectiva, 3(5), 110–120. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos