Instituição universitária: abrindo a janela do visível e quebrando o universo do enunciável

Autores

  • Raquel Stela de Sá Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Florianópolis

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Este texto procura refletir sobre questões relativas a minha
vivência enquanto professora numa Instituição Universitária, explicitando como ocorrem as relações pedagógicas que aí se estabelecem em termos de saber, poder e produção de subjetividade, ou seja, como acontecem os discursos pedagógicos e as normas disciplinares institucionais,
que vão inscrevendo nas interioridades dos indivíduos as verdades e saberes corretivos, de normalização, modelando as subjetividades, estabelecendo, desta forma, padrões de comportamento que transformam os diferentes em deficientes.

Biografia do Autor

Raquel Stela de Sá, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Florianópolis

Graduação em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1975), Mestrado em Educação (1992) e Doutorado em Engenharia de Produção (2002) pela Universidade Federal de Santa Catarina. É professora da Universidade do Sul de Santa Catarina.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

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Publicado

1997-01-01

Como Citar

Sá, R. S. de. (1997). Instituição universitária: abrindo a janela do visível e quebrando o universo do enunciável. Perspectiva, 15(27), 65–82. https://doi.org/10.5007/%x