“Aprender para quê?” Uma análise da aprendizagem na educação escolar atual

Autores

  • Clarice Simão Pereira UFMS
  • Sônia da Cunha Urt UFMS

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2013v31n2p667

Resumo

O propósito deste artigo é analisar a função da aprendizagem na educação escolar. Apresenta-se o recorte de uma entrevista de Ruben Alves, intitulada “Aprender para quê?”, e discute-se alguns aspectos principais da exposição do autor. O texto expõe que a educação escolar vem sendo menosprezada, com acentuado esvaziamento de conteúdo e redução do papel do professor a mero facilitador do processo de ensino e aprendizagem. A partir das questões levantadas, buscou-se fazer o contraponto, e conduzindo a análise por meio de interlocuções com outros autores, que defendem a educação escolar como lócus fundamental na formação humana, responsável pela socialização do conhecimento científico, artístico e filosófico, acumulado historicamente. Nesta direção, compreende-se que a aprendizagem está estritamente vinculada ao desenvolvimento humano, e pode se constituir em instrumento de luta e transformação.

Biografia do Autor

Clarice Simão Pereira, UFMS

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicologia e Educação da UFMS. www.geppe.ufms.br

Sônia da Cunha Urt, UFMS

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pós-doutorado em Educação pela Unicamp-SP, com Estágios na Universidade de Alcalá de Henares - Espanha e na Universidade de Lisboa - Portugal. Professora associada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicologia e Educação da UFMS. www.geppe.ufms.br

Downloads

Publicado

2013-06-13

Como Citar

Simão Pereira, C., & da Cunha Urt, S. (2013). “Aprender para quê?” Uma análise da aprendizagem na educação escolar atual. Perspectiva, 31(2), 667–686. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2013v31n2p667