O lastro educacionalizante da experiência contemporânea: problematizações

Autores

  • Elisa Vieira Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
  • Julio Groppa Aquino Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n3p769

Resumo

A título de inscrição no debate acerca daquilo que alguns autores têm denominado pedagogização ou educacionalização do social, o presente trabalho propõe-se a abordar a performatividade discursiva em torno da intensificação de práticas educacionais para além de sua versão formal, compreendendo esse movimento como um processo sócio-histórico de inegável impacto na gestão de condutas humanas e, por extensão, na conformação de cidadãos educáveis. A análise, cuja fundamentação teórico-metodológica dialoga estreitamente com o pensamento de Michel Foucault, empreende uma contextualização cartográfica das iniciativas teóricas e práticas em torno da educação não escolar, tendo como base um conjunto de textos publicados em dez periódicos nacionais de ampla circulação na área da educação durante as últimas duas décadas (1995-2014). Tal material empírico, aqui entendido como locus de circulação e validação do que se tem produzido nas práticas pedagógicas não formais em tempos recentes, oferece ocasião privilegiada para a problematização das novas feições que o horizonte educacional vem assumindo. Trata-se, assim, de compor um inventário de tematizações, teorizações e métodos que se afirmam a reboque de práticas educacionais situadas fora do escopo clássico da instituição escolar e que, segundo nossa hipótese, portariam um proeminente acento educacionalizante a investir os modos de vida contemporâneos.

Biografia do Autor

Elisa Vieira, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Graduada em Psicologia, Mestra e Doutoranda em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Julio Groppa Aquino, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Professor titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Downloads

Publicado

2017-02-23

Como Citar

Vieira, E., & Aquino, J. G. (2017). O lastro educacionalizante da experiência contemporânea: problematizações. Perspectiva, 34(3), 769–791. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n3p769

Edição

Seção

Artigos de Dossiês Temáticos