Violência contra o professor nas representações sociais de docentes

Autores

  • Michelle Beltrão Soares UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
  • Laêda Bezerra Machado UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v32n1p333

Resumo

Este artigo analisa as representações sociais de violência contra o professor no espaço de escolas públicas e privadas da Região Metropolitana do Recife, enfatizando as formas ou tipos de violência que afetam esse grupo profissional e o modo como os docentes lidam com o fenômeno. Tomou-se como referencial a Teoria das Representações Sociais, de Serge Moscovici, especialmente a Teoria do Núcleo Central, idealizada por Jean-Claude Abric. Participaram desta etapa da investigação 20 professores, sendo 10 de escolas públicas estaduais e 10 de escolas privadas. Foram realizadas entrevistas com esses professores através de pranchas indutoras, o material foi tratado a partir da Análise de Conteúdo. Os resultados do estudo indicam a dimensão prática das representações desses professores, ou seja, o modo como lidam com a violência contra si no interior da escola e sala de aula, expresso através das origens da violência contra o professor, das manifestações da violência contra ele e das atitudes de enfrentamento diante do fenômeno.

Biografia do Autor

Michelle Beltrão Soares, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Mestre em Educação UFPE. Núcleo de Formação de Professores e Prática Pedagógica, UFPE. Professora do Colégio GGE. Recife-PE. Email: michellinha7@gmail.com

Laêda Bezerra Machado, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Doutora em Educação, professora vinculada ao Departamento de Administração Escolar e Planejamento  Educacional e Programa de Pós-graduação em Educação Núcleo de Formação de Professores e Prática Pedagógica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Pernambuco, Brasil. Bolsista do CNPq.  E-mail: laeda01@gmail.com

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Publicado

2014-04-30

Como Citar

Beltrão Soares, M., & Bezerra Machado, L. (2014). Violência contra o professor nas representações sociais de docentes. Perspectiva, 32(1), 333–354. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v32n1p333