A pesquisa de Goethe com as cores e a educação fenomenológica

Autores

  • Jonas Bach Junior Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2015v33n2p805

Resumo

Este artigo apresenta os fundamentos da Teoria das Cores de Goethe. As cores fisiológicas e físicas apresentam dois princípios: de complementaridade e intensificação. O método de pesquisa de Goethe é conhecido como fenomenológico. Em sua abordagem do fenômeno, não há uma redução às representações mecânicas e geométricas, e seu foco é a qualidade do fenômeno. O círculo cromático é composto através da pesquisa com as cores fisiológicas e físicas, o autor apresenta seis cores em vez de sete como no prisma de Newton. A observação fenomenológica do céu confirma os estudos do prisma. A fenomenologia de Goethe é um processo de educação dos sentidos e da qualidade da cognição.

Biografia do Autor

Jonas Bach Junior, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Downloads

Publicado

2015-12-31

Como Citar

Bach Junior, J. (2015). A pesquisa de Goethe com as cores e a educação fenomenológica. Perspectiva, 33(2), 805–822. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2015v33n2p805

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)