Pressupostos da Teoria Histórico-Cultural para a apropriação da cultura escrita pela criança

Autores

  • Suely Amaral Mello Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus Marília
  • Michelle de Freitas Bissoli Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v33n1p135

Resumo

Este artigo tem como objetivo trazer à discussão alguns pressupostos da Teoria Histórico-

Cultural para a reflexão e para a prática de professores e professoras cujo trabalho se volta
para a aproximação entre as crianças da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental e a cultura escrita. Partindo de pesquisas realizadas por Vigotski e Luria,
para quem a linguagem escrita é um instrumento cultural complexo que se desenvolve, na
ontogênese, a partir do gesto, do brincar e do desenho, busca-se refletir sobre problemas
que têm envolvido as práticas escolares que, a despeito dos esforços que exigem das crianças, não têm contribuído para a formação da sua capacidade de ler e produzir textos. Sendo assim, é apresentado o trabalho de enriquecimento das vivências infantis e das diferentes formas de expressão como possibilidades de um trabalho pedagógico capaz de contribuir para o desenvolvimento da criança.

Biografia do Autor

Suely Amaral Mello, Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus Marília

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita
Filho (UNESP - campus de Marília).

Michelle de Freitas Bissoli, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professora do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

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Publicado

2015-06-18

Como Citar

Amaral Mello, S., & de Freitas Bissoli, M. (2015). Pressupostos da Teoria Histórico-Cultural para a apropriação da cultura escrita pela criança. Perspectiva, 33(1), 135–160. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v33n1p135

Edição

Seção

Dossiê Professor Alfabetizador: Formação Ensino e Aprendizagem

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