Metodologias participativas e projeto UCA: a busca pela tecnologia como cultura

Autores

  • Magda Pischetola Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ)
  • Lyana Thediga Miranda Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2015v33n2p545

Resumo

No contexto complexo e mutável da cultura digital, as mídias se constituem em um importante espaço para a formação, tendo o importante papel de articular novas lógicas culturais que acarretam em rupturas para o âmbito escolar. Para compreender essa mudança, criam-se novos métodos de análise e investigação – as Metodologias Participativas –, estratégias de pesquisa-ação cujo objetivo é intervir em uma dada situação social. No foco da análise aqui proposta, tais metodologias ajudam a confrontar o desafio de envolver as tecnologias digitais na cultura da escola, por meio da participação dos diferentes sujeitos envolvidos. Dois estudos de caso qualitativos sobre o projeto Um Computador por Aluno, realizados em 2012 nas escolas de Santa Catarinae Bahia, constituem a primeira etapa da pesquisa apresentada. Os resultados dizem respeito a uma inserção da tecnologia de forma “verticalizada” e a um processo desmotivador que atravessa diversas instâncias das escolas, desde o planejamento até as relações em sala de aula. A partir dessas considerações, a segunda etapa de pesquisa propõe uma intervenção didático-pedagógica em uma das quatro escolas investigadas. As metodologias de vídeo e fotografia participativas são escolhidas como possibilidades de ação-reflexão-ação que tematizam a própria realidade sociocultural, agregando o potencial de compartilhamento das experiências. Os resultados apontam para a importância da realização de atividades criativas, adequadas a uma concepção social de aprendizagem, para a centralidade da agência de crianças e jovens, junto à necessidade de redefinir as relações entre professor e aluno, em uma perspectiva mais “horizontal” do processo de ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

Magda Pischetola, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ)

Doutora em Educação pela Università Cattolica del Sacro Cuore di Milano, Itália. Professora do Departamento de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Lyana Thediga Miranda, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Mestre e Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Downloads

Publicado

2015-12-31

Como Citar

Pischetola, M., & Miranda, L. T. (2015). Metodologias participativas e projeto UCA: a busca pela tecnologia como cultura. Perspectiva, 33(2), 545–572. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2015v33n2p545

Edição

Seção

Dossiê Tecnologias móveis na escola: tensões entre as políticas públicas e suas (re) configurações nas práticas