Aprendizagem e serviço: estudo sobre o nível de satisfação de estudantes do primário

Autores

  • Pilar Folgueiras Bertomeu Universidade de Barcelona (UB)
  • Esther Luna González Universidade de Barcelona (UB)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n2p444

Resumo

Aprendizagem e Serviço (APS) é uma metodologia pedagógica que coloca em relação a escola e a comunidade na realização de um projeto em comum. Tomando por base esta metodologia, este artigo apresenta os resultados de um estudo descritivo-compreensivo realizado com 96 estudantes de educação primária, buscando analisar seus níveis de satisfação com relação à participação em projetos de APS.  Mediante a adaptação de um modelo de satisfação, se analisam 4 dimensões chave. A principal técnica de análise da informação é a análise de conteúdo na qual se triangulam técnicas e informantes. A análise realizada demonstra um alto índice de satisfação dos estudantes participantes e estimula a discussão sobre aspectos centrais da metodologia de APS: reflexão, avaliação e participação.

 

Biografia do Autor

Pilar Folgueiras Bertomeu, Universidade de Barcelona (UB)

Doutora em Pedagogia pela  Universidade de Barcelona (UB), Espanha. Professora do Departamento de Métodos de Investigação e Diagnóstico em Educação da Universidade de Barcelona (UB), Espanha.

Esther Luna González, Universidade de Barcelona (UB)

Doutora em Pedagogia pela  Universidade de Barcelona (UB), Espanha. Professora do Departamento de Métodos de Investigação e Diagnóstico em Educação da Universidade de Barcelona (UB), Espanha.

Downloads

Publicado

2017-08-04

Como Citar

Folgueiras Bertomeu, P., & Luna González, E. (2017). Aprendizagem e serviço: estudo sobre o nível de satisfação de estudantes do primário. Perspectiva, 35(2), 444–461. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n2p444