As ciências sociais no contexto do ensino superior em Moçambique: dilemas e possibilidades de descolonização

Autores

  • Maria Paula Meneses Centro de Estudos Sociais - Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n2p338

Resumo

No contexto pós-colonial que Moçambique conhece (o país tornou-se independente em 1975), o projeto universitário – um projeto importado – tem conhecido vários desafios. Desde logo, o facto de as universidades existentes serem um modelo moderno, inspirado no saber iluminista, que procura mesclar-se com os saberes e as experiências fruto da diversidade cultural presente no país. Várias experiências atravessam o contexto contemporâneo do Ensino Superior moçambicano, desde as iniciativas que buscam desenvolver um paradigma de saber que reflita uma combinação de conhecimentos, a iniciativas que afirmam a centralidade do saber moderno de matriz eurocêntrica, e que almejam (re)produzir os projetos universitários de países considerados mais avançados (por exemplo, o processo de Bolonha). Este texto, assente na análise de documentação oficial sobre as políticas públicas no campo da educação superior (incluindo planos estratégicos, relatórios e planos de ação), em entrevistas com vários decisores públicos, e outros materiais publicados sobre o assunto, procura analisar, a partir de experiências africanas, vários aspectos das políticas de conhecimento em Moçambique, refletindo sobre possibilidades de “descolonizar” as ciências sociais.

 

Biografia do Autor

Maria Paula Meneses, Centro de Estudos Sociais - Universidade de Coimbra

MARIA PAULA MENESES, moçambicana,  é investigadora coordenadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, integrando o núcleo de estudos sobre Democracia, Cidadania e Direito (DECIDe). É doutorada em antropologia pela Universidade de Rutgers (EUA) e Mestre em História pela Universidade de S. Petersburgo (Rússia).
Lecciona em vários programas de doutoramento do CES, sendo co-coordenadora do programa de doutoramento em 'Pós-colonialismos e cidadania global'.

De entre os temas de investigação sobre os quais se debruça destacam-se os debates pós-coloniais, o pluralismo jurídico no contexto africano, as epistemologias do sul  e o papel da história oficial, da memória e das ´outras´ histórias no resgate de um sentido mais amplo de pertença no campo dos processos identitários contemporâneos.

Organizou e publicou vários livros e artigos, destacando-se 'As Guerras de Libertação e os Sonhos Coloniais' (com Bruno Sena Martins, Almedina, 2013), as 'Epistemologias do Sul' (com Boaventura de Sousa Santos, Almedina, 2009, 2011; Cortez, 2010 e Alkal, 2014), 'O Direito Por Fora do Direito: As Instâncias Extra-Judiciais de Resolução de Conflitos em Luanda, Angola' (com Júlio Lopes, lmedina, 2012), e 'Moçambique, das palavars escritas' (com Margarida Calafate Ribeiro, Afrontamento, 2008). Tem ainda o seu trabalho publicado em revistas, livros e relatórios de diversos países, incluindo Moçambique, Espanha, Portugal, Senegal, Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha e Colômbia.

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Publicado

2016-10-25

Como Citar

Meneses, M. P. (2016). As ciências sociais no contexto do ensino superior em Moçambique: dilemas e possibilidades de descolonização. Perspectiva, 34(2), 338–364. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n2p338